sexta-feira, março 07, 2008

Fortuna futebolística

Embananei-me no meu texto anterior. Não consegui construir algo que deixasse claro que, além de talento e dedicação aos treinamentos, o craque precisa ser abençoado pelo destino pra ganhar algo no futebol. Lógico, a denominação varia: graça divina, ter um pouco de sorte na vida...

Emerson Freire, no blogue Filosofando, explica a deusa romana que inspirou Maquiavel:
(A) deusa Fortuna que distribuía sorte e azar aos homens, era representada tendo em suas mãos o corno da abundância e um timão que representava a coordenação para a vida dos homens. A deusa usava uma venda nos olhos, não podia enxergar sua obra e distribuía a boa ou má sorte sem escolher a quem.

Sobre os jogos de quarta e de ontem, não acho que dê para explicá-los sem a máxima futebolística o jogo só termina quando acaba (aliás, atrbuida a Vicente Matheus por uns e a Neném Prancha por outros).

Nos comentários do meu texto pouco claro:

Rafael coloca que Me desculpem, mas o SP só empatou e venceu o jogo por causa da injusta expulsão do jogador adversário.

Arthur Virgílio, do Jogo Duro, diz que Dodô e Adriano são artilheiros natos, não é só questão de ter o cú virado para lua.

Carlão, Blog do Carlão (rs.. acontece Carlão Mineiro, valeu pela ajuda!), diz que Adriano não jogou nada ontem, assim como o SPFC. Fez dois gols, mas não jogou nada. Dodô sim, comeu a bola.

Mas é justamente por isso que disse que sorte é importante no Futebol.

Rafael, a explusão foi a sorte ajudando o SPFC. Arthur Virgílio, não acho que seja só a questão de ter ou não cu virado pra lua, precisa treinar e talento também. Carlão, é a mesma idéia.

Eu nasci em 75 e meu pai em 36. A Copa de 94 foi vista de forma bem diferente lá em casa. Ele, já conhecedor de outras conquistas baseadas mais no talento, não se emocionou tanto quanto eu.

Mas, agora, já dá para eu perceber um pouco do que ele queria me dizer lá em 94. O jogo contra a Holanda e a final não foram decididos em função do futebol superior da equipe brasileira. Em ambas as pelejas, pra mim, foi a Deusa da Fortuna quem ajudou o Baixinho e sua equipe.

Ou alguém duvida que sorte que os italianos não tiveram em 94 foi quem tornou-os campeões na Alemanha? Apostar em um craque é arriscado, envolve a fortuna dele jogar ou não bem. O Ronaldo original deu certo em 2002 e não deu em 1998; Zidane deu em 1998 e não deu em 2006; Pelé não deu em 66...

O Dream Team de basquete estadunidense da Olimpíada de 92 era algo, diga-se assim, desprovido de fortuna e exagerado na virtude. Não tinha desafio. Sabe aquele menino mimado que nem curte muito o brinquedo novo porque sabe que logo virá outro, é a mesma coisa. Jordan, Johnson e Bird num mesmo time significa tirar a venda do rosto da Deusa Fortuna.

Assim, o Magic pode até ter ficado muito feliz com aquela medalha. Mas, com todo respeito, é muito melhor comemorar algo que se torna especial em função de uma disputa em que o vencedor tem grandes riscos até chegar ao seu objetivo.

Ou alguém gosta de filme sem um vilão que coloque em risco o herói? Quanto mais o cara se fode, melhor fica o final da estória. O ser humano é masoquista.

Abraços,

3 comentários:

Zêro Blue disse...

Eu concordo com vc, não adianta ter o c... virado pra lua não. Se o sujeito não tiver sorte advinha o que vai ocorrer quando virar o c.... pra lua, putz....... tóin...

Tem que ter treino, determinação, aí sim uma pitada de sorte e pronto é só gritar "É Campeão..."
Pra mim o significado de SORTE é :
TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PERSISTÊNCIA.

Abração Sidarta, agora sim fiz os comentários pra fazer jus a sua citação. Obrigado.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

Emerson Freire

Olá Sidarta.
Fiquei contente em saber que meu texto sobre a "Fortuna" foi útil para você.
Parabéns pelo blog e continue visitanto o Filosofando.
Valeu e até mais.

Danilo Damasceno disse...

Hoje em dia além de ser bom, o cara tem que ter sorte, e um empresario dos bons, vide a seleção de Dunga!Abração