terça-feira, abril 29, 2008

Iré a la República Oriental del Uruguay


Ontem, este partipante do Na Cal iniciou sua ida à República Oriental del Uruguay. A ex-Suiça sudamericana terá a honra de me conhecer em breve

Seguindo o ensinamento de Jack, a primeira parte foi tomar um litrinho da Cerveza Norteña com um amigo. Essa cerveja uruguaia está a fazer sucesso razoável em alguns botecos paulistanos.


Não é barata por aqui, mas lá deve ser mais em conta.

O próximo passo é assistir ao jogo entre o Club Nacional de Football e o Tricolor paulista nesta quarta. Não ficarei assustado se o São Paulo vencer o jogo de lá por aquele 1 a 0 sofrido, típico da Libertadores de América.

Mas não se pode deixar de falar, nesse contexto futebolístico, no General Artigas, o Libertador da Banda Oriental del Uruguay.

Pois, o Brasil imperialista, que os nuetros hermanos não se cansam de cantar, não é invenção do Clérigo Lugo, o que acabou de ganhar a eleição paraguaia e colocou o tema na nossa pauta.

É justamente a histórica garra uruguaia que explica a independência nacional conquistada ao enfrentar os interesses e as forças de Portugual, Brasil, Espanha, Argentina e Paraguay. O futbol uruguaio é caudatário da garra gaúcha que seu povo já tinha mostrado nos campos de batalha nas lutas pela independência. Não se explica o Bi-Campeonato nas Copas e nem as inúmeras Libertadores que eles ganharam sem saber o devir dos uruguaios.

A Argentina e o Uruguai tinham grana no começo do século passado porque os bens alimentícios que produziam eram bem valorizados no mercado mundial àquela época. A crise mundial de alimentos indica que os ventos possam voltar a soprar a favor deles (e nós tb!).

Saludos,

3 comentários:

Jefferson Nogueira disse...

Apesar de ser muito dificil, tb acho que o tricolor saia com uma vitória de lá...abraços

Rodrigo Paradella disse...

E aí cara, td certo?

Acho que o São Paulo vai ter que decidir em casa mesmo, porque lá no Uruguai vai ser difícil, tanto que eles meteram 3 no Fla na primeira fase. É um time bem perigoso, mas acho que o São Paulo decide no Morumbi.


Cara, to começando um blog também, só que voltado para o futebol carioca. Tá no início ainda, são quatro colaboradores, com cada um cobrindo seu time. Estamos em busca de algumas parcerias, acho que seu blog seria um bom parceiro pra gente. O que acha?

Acessa lá, e, se possível, responda. Abraço!


www.ecosdomaraca.blogspot.com

Sérjão disse...

Magro, outro passeio imperdível na capital uruguaia é uma visita guiada ao estádio Centenário. A visita é barata, e o guia é uma rapaz de 20 e poucos anos fanático por futebol uruguaio e, obviamente, por história (já que o futebol deles se resume a isso). Com sorte, dá até pra pisar no gramado.
Buen Viaje!