sexta-feira, maio 02, 2008

Nossa Economia está mais perto do nosso Futebol

Não acho que responsabilidade fiscal e todo o ideário que a está por trás do investment grade seja uma verdade absoluta. Contudo, nenhum que combate esse caminho me mostrou que há fontes de financiamento mais baratas e tão abundantes quanto o que o Brasil, sem a velocidade necessária, trilha.

Pra quem ainda não entendeu o que aconteceu, explico: aquela prestação do seu carro novo vai ficar mais barata daqui um tempo porque o Brasil não tem mais o nome sujo na praça.

Os jornalões do Mundo endinheirado deram destaque ao fato:

Ratings upgrade puts Brazil at top table
Brazil, for years dogged by its boom-and-bust economy, has finally won a place on the top table in the eyes of the world’s investors. (FT)

Rating Raised on Brazil's Foreign Debt (WSJ)

Making the grade
Even though the upgrade was made public less than two hours before local markets closed, the Bovespa rallied on April 30th (it was closed on May 1st), converting the Bovespa’s 2008 loss into a gain of 6.2%—and making it the best performer among the 20 world’s largest bourses this year.(The Economist)

Será que agora que os caras lá de fora acham que nós somos bons, a gente vai tomar vergonha na cara e fazer as coisas direito?


O Senhor na foto foi magistral ao criar o conceito do Complexo de Vira-Lata. Nas suas palavras:

-- Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo.

A noção surgiu das derrotas que se seguiram após o Maracanazo em 50, mas permanece válida até hoje.

Para deixar claro o que penso, só lhe pergunto uma coisa:

Tem sentido, por exemplo, o modo como foram vendidos os ingressos para a final do Paulistão?

Por mais que exista muito torcedor que adora enfrentar a P.M., é claro que dava para prever e se preparar melhor.

Veja esta manchete: Comportamento custou US$ 61 milhões a Britney Spears, diz revista (Folha).

Se ela sozinha consegue perder tudo isso, imagine quanto todos os times brasileiros juntos, sendo administrados da forma como são, não produzem de prejuízo!?

Os ciclos econômicos que aconteceram no atual território do Brasil já demonstraram que não basta ter grana, é preciso saber fazer as coisas direitinho para que a bonança não vá embora.

Abraços,

2 comentários:

Rodrigo Paradella disse...

E ae? Tudo certo?

Temos muito o que melhorar no nosso futebol realmente. Gosto muito das análises da estrutura do nosso futebol, é extremamente necessário que o brasileiro entenda que, além de ganhar títulos, nossos clubes precisam melhorar - e muito - fora de campo.

No mais, parabéns pelo blog, obrigado pelos elogios e pela atenção.

Botamos um link de vocês lá no Ecos do Maraca também.

Abraço!

Sujeito Oculto disse...

A charge do Globo de hoje está impagável.