sábado, agosto 02, 2008

Hora da Verdade

Em 2003, com um século de atraso, o futebol brasileiro começou a responder uma pergunta: quem são seus clubes grandes.
Duas afirmações recentes que ouvi me fizeram refletir. A primeira, sempre repetida e agora ainda mais, é a de que o Campeonato Brasileiro é o que mais clubes disputam com chance de vencer. A outra, ouvida de um amigo, era: O Atlético Mineiro é o menor dos grandes clubes brasileiros.
Creio que as duas estejam erradas.
Quanto à primeira, embora muitos clubes tenham se sagrado campeões brasileiros, apenas a partir de 2003 eles passaram a ser medidos com a mesma régua. Fórmulas díspares geraram campeonatos desiguais.
E isso já ajuda a responder a segunda. Se houvesse uma fórmula de pontos corridos desde o ínicio, o Atlético Mineiro teria sido vencedor em quantos campeonatos?
Sim, o "se" não joga. Então, vamos à outra parte. Em que o Atlético Mineiro é menor do que a maioria dos clubes grandes? Em que é menor do que Fluminense e Botafogo, por exemplo?
O primeiro turno deste ano apresenta candidatos aos postos de grandes permanentes. Mas Grêmio e Palmeiras ainda não foram campeões nos pontos corridos. E o Internacional, que ainda não ganhou o seu também, está à frente de ambos e dos vencedores Cruzeiro e Corinthians na somatória das disputas realizadas até aqui. Quem prevalecerá no futuro?
Os clubes fluminenses e do Nordeste não chegaram perto de nenhum campeão. Continuará assim? A disputa será entre paulistas apenas? Os clubes de maiores torcidas serão os campeões mais contantes? Os de grande passado serão os de grande futuro?
São perguntas que os campeonatos responderão.

5 comentários:

Rakal D'Addio disse...

É difícil cravar uma opinião segura, mas, hoje, a sensação é que Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo vão disputar o título. Os dois últimos, caso mantenham o ritmo acelerado dos dois primeiros, é lógico. Tem também o Internacional, atualmente em transição, mas com potencial de crescimento.

carlos pizzatto disse...

Com todo respeito aos times de Recife, Salvador e Curitiba, os grandes são os 12 de MG, SP, RJ e RS. Todos do mesmo tamanho.

Anônimo disse...

RAFAEL DISSE:
Marcio, a revista VIP publicou uma matéria tempos atrás com estatísticas interessantes sobre quem seriam os grandes brasileiros na Era de Pontos Corridos, apareceram no topo da lista: São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Santos. Enviei uma cópia desta matéria para o Sidarta, peça que ele lhe encaminhe.

Anônimo disse...

No Ranking Geral de pontos corridos desde 2003, ficou assim:
1- São Paulo = 373
2- Santos = 361
3- Internacional = 340
4- Cruzeiro = 329
5- Goiás/Corinthians = 311
7- Atlético PR = 310
8- Fluminense = 293
9- Figueirense = 291
10- Flamengo = 288
11- Paraná = 281
12- Vasco = 277
13- Juventude = 266
14- Palmeiras = 251
15- Atlético MG = 227

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,