sábado, agosto 02, 2008

Hora da Verdade

Em 2003, com um século de atraso, o futebol brasileiro começou a responder uma pergunta: quem são seus clubes grandes.
Duas afirmações recentes que ouvi me fizeram refletir. A primeira, sempre repetida e agora ainda mais, é a de que o Campeonato Brasileiro é o que mais clubes disputam com chance de vencer. A outra, ouvida de um amigo, era: O Atlético Mineiro é o menor dos grandes clubes brasileiros.
Creio que as duas estejam erradas.
Quanto à primeira, embora muitos clubes tenham se sagrado campeões brasileiros, apenas a partir de 2003 eles passaram a ser medidos com a mesma régua. Fórmulas díspares geraram campeonatos desiguais.
E isso já ajuda a responder a segunda. Se houvesse uma fórmula de pontos corridos desde o ínicio, o Atlético Mineiro teria sido vencedor em quantos campeonatos?
Sim, o "se" não joga. Então, vamos à outra parte. Em que o Atlético Mineiro é menor do que a maioria dos clubes grandes? Em que é menor do que Fluminense e Botafogo, por exemplo?
O primeiro turno deste ano apresenta candidatos aos postos de grandes permanentes. Mas Grêmio e Palmeiras ainda não foram campeões nos pontos corridos. E o Internacional, que ainda não ganhou o seu também, está à frente de ambos e dos vencedores Cruzeiro e Corinthians na somatória das disputas realizadas até aqui. Quem prevalecerá no futuro?
Os clubes fluminenses e do Nordeste não chegaram perto de nenhum campeão. Continuará assim? A disputa será entre paulistas apenas? Os clubes de maiores torcidas serão os campeões mais contantes? Os de grande passado serão os de grande futuro?
São perguntas que os campeonatos responderão.

4 comentários:

Rakal D'Addio disse...

É difícil cravar uma opinião segura, mas, hoje, a sensação é que Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo vão disputar o título. Os dois últimos, caso mantenham o ritmo acelerado dos dois primeiros, é lógico. Tem também o Internacional, atualmente em transição, mas com potencial de crescimento.

Anônimo disse...

Com todo respeito aos times de Recife, Salvador e Curitiba, os grandes são os 12 de MG, SP, RJ e RS. Todos do mesmo tamanho.

Anônimo disse...

RAFAEL DISSE:
Marcio, a revista VIP publicou uma matéria tempos atrás com estatísticas interessantes sobre quem seriam os grandes brasileiros na Era de Pontos Corridos, apareceram no topo da lista: São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Santos. Enviei uma cópia desta matéria para o Sidarta, peça que ele lhe encaminhe.

Anônimo disse...

No Ranking Geral de pontos corridos desde 2003, ficou assim:
1- São Paulo = 373
2- Santos = 361
3- Internacional = 340
4- Cruzeiro = 329
5- Goiás/Corinthians = 311
7- Atlético PR = 310
8- Fluminense = 293
9- Figueirense = 291
10- Flamengo = 288
11- Paraná = 281
12- Vasco = 277
13- Juventude = 266
14- Palmeiras = 251
15- Atlético MG = 227