sábado, junho 12, 2010

copa do mundo 2

Segudo dia de Copa do Mundo e as coisas parecem melhorar.
A Coreia venceu bem a fraquíssima Grécia. mostrando velocidade e uma boa versatilidade de jogadas. Claramente ainda herança dos tempos de Guus Hiddink, quando a equipe assumiu disciplina tática e chegou às semifinais do Mundial. O time joga um futebol ofensivo, baseado na velocidade e com muita eficiência nos contraataques [algo muito importante quando se assume rapidamente uma vantagem no marcador, como aconteceu hoje]. Ainda que a Grécia seja um time bem fraco, que deve perder também as próximas partidas diante de Argentina e Nigéria, a vitória coreana foi deveras convinvente e o time aparece como candidato à vaga nas oitavas e talvez até a complicar a vida da França. Park Ji-sung é um belo jogador, com domínio do jogo e jogadas ousadas. O outro Park, o Young, arrisca jogadas e chutes de longe, podendo desequilibrar partidas. A tônica da equipe é a disciplina tática voltada para agredir o adversário.
No segundo jogo do dia houve a estreia da sempre favorita Argentina, que apesar de vencer a Nigéria por apenas 1 x 0 mostrou que chega como uma das grandes forças. Seu craque, Messi, forçou jogadas, criou muitas chances e desponta como esperança de um dos melhores do Mundial. A equipe ousou num esquema com três atacantes [Messi, Higuaín e Tevez], mas teve atuação apagada dos meias, os ofensivos e talentosos Verón e Di Maria. Num dia inspirado dos dois promete goleada. Pra estreia a vitória ficou de bom tamanho. Especialmente pela ousadia de Messi. O grande problema, como já era esperado, foi a atuação da defesa. A escalação de um meia como lateral direito [Jonás Gutierrez] desestabiliza a defesa e permite ao adversário diversas possibilidades de ataque. Contra a Nigéria deu pra resistir mesmo quando apostaram muito no ataque [chegaram a ter quatro atacantes em determinado momento do jogo], mas contra adversários mais fortes isso pode preocupar.
A Nigéria não parece muito mais que adversário da Coreia a uma vaga nas oitavas. Depende muito do atacante Yakubu, que lidera todas as suas ações ofensivas.
Por fim, o dia teve a estreia da Inglaterra diante dos Estados Unidos, num jogo decepcionante. Se os americanos chegam fortes, com a moral de finalistas da última Copa das Confederações, os ingleses têm um dos times mais fortes do mundo há pelo menos uma década.
Jogo feio, 1 x 1 devido a boa jogada de Gerrard e um frangaço do goleiro Green.
Rooney e Lampard pouco apareceram. Do time americano pouco espero além do segundo lugar deste grupo fraco cuja rodada se encerra amanhã com Argélia x Eslovênia.
Além desse, amanhã estreia a Alemanha, eternamente favorita e prometendo um time renovado e veloz.
Até lá.

Nenhum comentário: