domingo, junho 13, 2010

copa do mundo 3

Bem, com o terceiro dia de jogos finalmente aparece um time que encanta: a Alemanha!
Jogando com quatro jogadores de frente e volantes que saem pro jogo os alemães mostraram muita alternância de jogadas e possibilidades mil para chegar ao gol. Venceram por 4 x 0 a fraca Austrália e acredito que jogam bem contra qualquer um. Quando atacados terão a possibilidade do contraataque e então creio que a forte movimentação de seus avantes pode se aproveitar das defesas desarmadas.
A formação da defesa é tradicional, mas conta com Lahm na lateral direita chegando no apoio e cruzando de 3/4 do campo. Schweinsteiger, meia na Copa passada, é um volante com passe sensacional e que chuta muito bem a gol. Klose é o centroavante, aparecendo como homem mais adiantado, mas é ele quem recebe centralizado os passes para trás que vêm das jogadas de fundo, propiciadas pela movimentação dos três jogadores que jogam imediatamente atrás dele: Podolski pela esquerda, Özil pelo centro e Müller pela direita, todos muito rápidos, ágeis e com bom drible e criatividade.
Já espero muito desse time, que parece ter melhorado muito com a saída de Ballack, que cadenciava o jogo e diminuia muito a mobilidade do time.
Logo pela manhã juntei muita coragem para acordar e ver Eslovênia x Argélia, esperado como um dos piores jogos da Copa. Não foi muito além disso. Times fracos e sem opções de jogadas. O único bom jogador em campo foi o 10 esloveno: Birsa, do Auxerre. A vitória dos europeus veio, claro, num frango do goleiro africano em um chute despretensioso.
No outro jogo do dia tivemos dois bons times, mas totalmente ofuscados depois pelo brilho alemão. Gana tem vigor físico e mesmo sem ter contado com suas estrelas, os volantes Essien e Muntari, venceu a Sérvia de tantos bons jogadores que não foram bem. Dois adversários duros para testar a força desse sistema assombrosamente ofensivo dos alemães.
Vendo pelos nomes dos jogadores presentes, a derrota sérvia ante os ganeses me impressionou também, mas ambos os times criaram jogadas e falharam nas conclusões. Faltou Stankovic, o principal jogador do país dos ics, aparecer no jogo. Pouco brilhou também o atacante do Ajax Pantelic, de quem esperava ao menos que desse algum calor nos africanos. Agora os sérvios têm que vencer a Alemanha para ainda terem chances no Mundial. Pelo que vimos hoje, estão fora.

E para amanhã tem estreia da campeã e sempre favorita Itália, mas toda a minha ansiedade está para a Holanda. Sem Robben o time deve adiantar van der Vaart e ter menos velocidade. Vamos ver como se viram.

Nenhum comentário: