segunda-feira, junho 21, 2010

copa do mundo 8

E terminada a segunda rodada temos vários grupos embolados e poucas certezas quanto aos mata-matas. A grande surpresa dos últimos dias foi o fracasso italiano diante da Nova Zelândia, que deve levar a atual campeã a um confronto com os holandeses já na próxima fase. Jogando outra vez com um 4-3-3 sem jogadores criativos, a Azzura sofreu pra conseguir um empate feio por 1 x 1 e não estimula ninguém... Parece que a entrada de Pirlo será pouco para que joguem futebol. Talvez seja suficiente para aumentarem a eficiência nas bolas paradas e arranjarem umas vitórias feias.
Os sulamericanos é que continuam dando as cartas, todos liderando seus grupos até aqui. Paraguai, Brasil e Chile venceram, mas os chilenos, que com um futebol ofensivo e vistoso é um dos destaques da Copa, desperdiçaram muitas oportunidades de gol [principalmente com Paredes] e terão pela frente a Espanha, que recuperou-se da derrota para a Suíça vencendo a fraca Honduras. Com Torres e Villa no ataque o time é mais incisivo, mas mais uma vez perdeu muitos gols e até um penalti. Ainda que os acusem de preciosismo, gosto desse futebol de toques rápidos, ultrapassagens, tabelas e poucas finalizações dos espanhois. Deixam de fazer gols que podem fazer falta, mas quando marcam são golaços.
Já a Suíça deve se defender muito, mais uma vez, e vencer os hondurenhos em algum gol achado. O suficiente para roubar dos chilenos a classificação. Uma pena.

Depois de sofrer contra a marcação apertada dos marfinenses Portugal sobrou contra a Coreia do Norte. Já no jogo contra o Brasil tive a impressão que o time coreano parecia aquele amigo que não sabe marcar no videogame: é só pegar a bola e entrar com ela no gol. Só o Brasil não sacou isso. Mas, por mais fraco que seja o adversário, uma vitória por 7 x 0 é sempre assustadora e estimulante. Certamente os manoéis vêm babando pra cima do Brasil, que venceu a Costa do Marfim mesmo apanhando muito. Luis Fabiano desencantou. Depois disso valeu até jogar com a mão. Kaká melhorou durante o jogo e fez boa jogada no gol de Elano, mas no começo do jogo parecia mais fácil tomar a bola dele que do meu primo de dez anos.
Não entendi porque os marfinenses não marcaram naquele sistema de quarto de campo que usaram contra Portugal. Creio que minaria todas as jogadas do time sem criatividade do Brasil. Sorte nossa. Sorte também que não conseguiram encaixar jogadas. A tal defesa intransponível anda causando preocupação, não?

Amanhã, última rodada dos grupos A e B já definem dois confrontos das oitavas. México e Uruguai fazem um dos típicos jogos do "arriscar ou não?". Se empatam, ambos passam. Mas a Argentina sobra pro México. Acho que os mexicanos vão pra cima do Uruguai, nem que com isso arrisquem a classificação. Já os uruguaios acho difícil repetirem a ofensividade do último jogo, com Forlán vindo de trás e mais dois no ataque. França e África do Sul promete ser um jogo horrível entre equipes em crise.
No B a Argentina vai poupar todo mundo. Espero uma goleada diante dos gregos, com os reservas querendo mostrar serviço. Coreia do Sul x Nigéria é jogo de correria. Pelo que mostraram até aqui o legado de Hiddink mantém a Coreia um passo à frente dos nigerianos.

Nenhum comentário: