quarta-feira, junho 23, 2010

rumo às oitavas 1

Começam a se definir as oitavas de final e já temos a formação de uma chave muito fraca. Uruguai, Coreia do Sul, EUA e Gana disputam uma vaga nas semifinais. Na outra ponta estão Argentina, México, Alemanha e Inglaterra disputando vaga equivalente. Tamanho denível entre as chaves pode ser explicado pelo fracasso francês e pelo surpreendente 2º lugar da Inglaterra. Surpreendeu-me a Alemanha vencer sua partida sabendo que podia escolher a chave mais fraca...

Time de repescagem há anos, o Uruguai parece forte na chave, contando com Forlán, o jogador mais relevante dela. Venceu bem o México para garantir o 1º lugar do grupo A, ousando inclusive entrar em campo com a ofensiva formação 4-3-1-2, com Forlán e dois homens de frente. Venceu o veloz e ofensivo time mexicano e empurrou-o para o confronto contra a Argentina.
O time de Maradona entrou sem 7 titulares e em ritmo de treino venceu fácil à Grécia. Jogo que pouco vale para analisar a equipe, mas foi suficiente para mostrar a enorme gama de opções de reserva que dispõem.
No grupo C as decisões foram mais interessantes, no último instante. A Inglaterra finalmente jogou bem, criou várias chances e perdeu muitos gols. Capello continua com problemas na formação de seu meio-campo. Barry, Gerrard e Lampard parecem ser titulares. Mas a presença certa dos dois últimos obriga-o a abrir mão de um jogador aberto pela esquerda e diminui as opções de jogadas. Ao menos sacou o fraco Heskey e lançou Defoe ao lado de Rooney na frente. Assim o time fica mais rápido e leve, chegando de trás e chutando de frente para o gol. Talvez a escalação de Joe Cole no lugar de Milner desse mais poder ofensivo à equipe, com Barry, Lampard e Gerrard fazendo o meio e Cole com Defoe e Rooney se movimentando na frente. Mas é demais esperar tanta ofensividade de Capello.
Os EUA garantiram o 1º lugar do grupo com um gol nos acréscimos marcado por sua estrela Landon Donovan. Há duas Copas o rapaz era uma grande promessa. Hoje é apenas o melhor jogador de um time esforçado.
Por fim, a Sérvia conseguiu a proeza de perder para a Austrália depois de pressionar, e as vagas acabaram com a favorita Alemanha e com Gana, mesmo sendo derrotada. Os africanos têm um time forte, rápido, mas de pouco talento. Devem embalar na chave fraca para defender a honra do continente [e contar com muita torcida]. Os alemães não reencontraram o futebol da 1ª partida, mas apareceram com força na frente em algumas possibilidades. Klose fez falta, já que Cacau saía muito da áerea e abria pelo lado esquerdo, ocupando o espaço de ataque de Podolski e deixando a área vazia. Özil teve então que crescer na equipe e marcar o gol decisivo. Arriscou também alguns passes ousados, mas sem o centroavante e as infiltradas de Podolski acabou limitado. Num confronto direto contra a Inglaterra espero ao menos que voltem a brilhar. Veremos duas equipes sendo questionadas. Quem vencer sai forte, mas deve pegar a Argentina.

Nos próximos dias teremos Itália e Espanha correndo atrás de suas vagas. Brasil e Holanda cumprem tabela ainda tentando se acertar. Preocupante é a situação do Chile, time de futebol ofensivo, mas que não conseguiu vencer a Suíça por mais de um gol. Agora os europeus enfrentam a fraca Honduras enquanto os sulamericanos têm que conter a Espanha.

Nenhum comentário: