segunda-feira, dezembro 05, 2011

Parabéns aos campeões!

E aconteceu o que tinha mais possibilidades de acontecer: o Corinthians se sagrou campeão brasileiro pela quinta vez.
Num campeonato marcado pelo equilíbrio, o Corinthians se caracterizou por marcar poucos gols e sofrer menos ainda. No velho esquema italiano: quem não toma não perde e ainda pode ganhar.
Aproveitando-se de um início de torneio em que muitos times estavam em outras competições (ou se refazendo de suas eliminações), o Corinthians obteve uma vantagem em pontos que foi administrada até o fim.
Se sofreu derrotas inesperadas, como contra América e Avaí, conquistou vitórias importantes contra Internacional, Atlético Mineiro e Vasco, em momentos importantes do certame.
Oscilou como todos, mas com a vantagem construída nas dez primeiras rodadas.
Além disso, Tite soube administrar a crise interna ao afastar Chicão e depois reintegrá-lo. Com uma escalação mais defensiva ainda, evitou uma possível derrota contra o São Paulo no segundo turno, num momento em que, se perdesse, poderia desestruturar a campanha.
Os grandes destaques do time campeão são Paulinho e Liedson. O primeiro, ajudado pela eficiência defensiva de Ralf, pôde se aventurar no ataque e marcar tentos importantes. O segundo, vencendo o cansaço, fez do Pacaembu o principal cenário de seus gols.
De resto, jogadores que não tinham a total confiança da torcida falharam pouco ou compensaram suas falhas: Castán, Fábio Santos, Júlio César.
Com a conquista, o Corinthians passa à frente do Vasco da Gama e se aproxima dos maiores campeões nacionais.
A torcida corinthiana comemora e mira a Libertadores, que, por mais que seu presidente desdenhe, é o sonho do clube. Com a base mantida e os possíveis reforços garantidos pelo dinheiro em caixa, 2012 será uma ótima oportunidade para conquistar a América.
Parabéns aos campeões!

Aqui os gols do primeiro turno.

Nenhum comentário: