sexta-feira, maio 25, 2012

As contas feitas

Fazendo bem a conta, o resultado foi bom: os quatro semifinalistas da Libertadores são, cada um à sua forma, as quatro melhores equipes do continente.
Poderiam estar nesse grupo Fluminense e Vélez. Poderiam, mas perderam suas possibilidades nos últimos instantes.
O Boca Juniors provou mais uma vez que camisa, sim, ganha jogo; principalmente se for a camisa mais temida da América. O golpe fatal foi guardado para o último instante e, minando qualquer chance de resposta, eliminou um Tricolor valente, mas muito desfalcado.
O Corinthians, à sua feição, contou com a eficiência de seu principal atacante, o volante Paulinho, para seguir. O time que quase não toma gols, fez até aqui aqueles que eram necessários.
Um corinthiano defensivista me dá sua versão: a equipe mosqueteira é a versão 2012 da Azzurra de 1990. Até o Cássio se parece com o Zenga.
(Ele não me explicou se a semelhança era física ou técnica.)
O Vasco tentou e esteve a três minutos de decidir nos pênaltis. Falta, contudo, muita coisa à equipe cruz-maltina e o que se atingiu já merece comemoração.
O Santos, atual campeão e melhor equipe da América, contou com grande dose de bravura de Ganso e Léo e com a presença de espírito de Alan Kardec, que, instantes depois de perder um gol claro, mostrou que atacante pode se recuperar em um lance.
Num dia em que Neymar não rendeu o costumeiro, o Peixe mostrou que pode contar com opções durante o jogo. A nota triste será a ausência de Ganso nos próximos embates.
Por fim, a Universidad de Chile contou com Johnny Herrera - sim, aquele - para seguir. Uma defesa salvadora nos últimos instantes e segurança nas penalidades.
Ficaram assim os chaveamentos: Corinthians X Santos e Boca Juniors X Universidad de Chile.
Como em 2000, há os campeões brasileiro e continental de um lado e o Boca do outro.
As combinações já fervilham na cabeça dos torcedores: uma final ofensiva com Santos e La U, histórica com Boca e Santos, emergente com La U e Corinthians, popular com Boca e Corinthians.
Agora, no entanto, é preciso esperar, pois as seleções interrompem o futebol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Principal atacante é um ângulo pitoresco de ver aquele futebol.

Os cariocas perderam mais deles q foram vencidos por outros.