sábado, maio 26, 2012

Verdades diárias

Não há dúvida de que o grande assunto das próximas semanas será o embate alvinegro pelas semifinais da Libertadores.
Palmeiras e São Paulo serão coadjuvantes nas conversas, pois seus desafios são justamente para que possam tentar sorte igual à de Santos e Corinthians no próximo ano.
Estarão em jogo também as dúvidas sobre a identidade de cada time. Quem sofrerá mais, o Corinthians se precisar fazer gols ou o Santos se não puder tomá-los?
Não chega a ser um Chelsea x Barcelona, mas há no embate algo de conceitual.
Alguns torcedores, sabe-se, não são muito chegados a conceitos, querem apenas a vitória, o título. Com a derrota, veja lá, os conceitos são revistos.
Com a pausa de duas semanas, o clássico vai tomar jornais e mesas redondas por quase um mês. Surgirão, então, verdades absolutas quase diariamente.
A primeira delas é que a parada prejudica o Corinthians, pois estaria embalado, ao passo que o Santos, cansado, teria tempo para se recompor.
O que traz a pergunta: se os confrontos fossem nas próximas semanas, o clube praiano atrasaria a cirurgia de Ganso? O meia não foi genial como é seu costume, mas participou decisivamente do lance do gol de Kardec.
Ou de outra forma: com duas semanas de treino, Tite não poderia aprimorar a marcação que inevitavelmente Neymar sofrerá? Não haveria mais tempo para entender o que eficaz Peruzzi, do Vélez, conseguiu realizar?
Há um problema geral nos torcedores e comentaristas de futebol: na falta de explicações, recorre-se a dogmas ou crendices. Assim, as novas verdades são descobertas a cada dia e repetidas incessantemente. Exauridas, são substituídas por novas, diariamente.
Com a obra feita, com o resultado pronto, os analistas descobrirão o motivo que levou a determinado fim. Ignoram que no futebol, como em quase tudo, a explicação é complexa e fastidiosa. Quando há.


Leia no Sem Cesura um poema sobre o famoso lance de Pelé e Mazurkiewicz.

Nenhum comentário: