quinta-feira, novembro 01, 2012

Qual o rumo da arbitragem?


Com tantas polêmicas no ano de 2012, árbitros e assistentes viram protagonistas dentro das 4 linhas.


Há tempos que assistimos erros grosseiros do futebol brasileiro e mundial. Sabemos que devido a não profissionalização da profissão de árbitro o nível destes profissionais cai a cada ano que passa. Mas seria só este o problema do baixo nível destes?

Lances polêmicos, bola na mão, mão na bola, falta, vantagem, impedimento, foi gol, não foi, antigamente eram visto com outros olhos, eram exceção a regra. Aconteciam, é fato, mas em menor quantidade e divulgação, fazia parte do futebol, das rodas de discussão entre amigos e entendidos do futebol, mas ultimamente tais erros ganharam notoriedade e extrapolaram as mesas de bar chegando a processos no STJD.

O que se discute ultimamente é, somente, como se portam os árbitros de futebol ofuscando todo o envolto que nutre uma partida de futebol. Os lances geniais, as trocas de passes, defesas milagrosas dos goleiros, a torcida fazendo festa diante do momento mais esperado da partida, etc. Tudo isso ficando em segunda linha e invertendo os papéis do momento mais esperado na partida, que é o Gol, para simplesmente um instrumento que emite som, o apito.

Reciclagem não sei se seria a palavra certa para o atual momento da arbitragem mundial, mas que precisamos de uma safra nova de bons árbitros e assistentes, com mais qualidade técnica, mais preparo físico, mais segurança em seus posicionamentos, isso é inegável.

Assistindo a programas de mesas redondas o desempenho de tais figuras, que deveriam passar desapercebidas durante a partida, é discutido ferrenhamente gerando desconforto até mesmo aos entrevistadores e condutores de tais programas.

Aí eu me pergunto: “Seria 2012 um ano somente da arbitragem e o futebol teria sido deixado de lado”?


Abraços,
Eduardo Vidoti Perlatti
Twitter: @eduvidoti

Nenhum comentário: