quinta-feira, novembro 23, 2006

Futebol a grande incógnita

Um dos aspectos que mais atrai a minha atenção para esse fenômeno é a sua insubordinação. Dá pra fazer um bom filme sobre um jogo de futebol? Já conseguiram escrever algo interessante nas academias? Os músicos têm sonorizado as partidas a contento?

Eu acho que não.

Certo poema pode ser tão interessante quanto uma situação de uma partida, mas versos não são capazes de criar as emoções que um gol cria. Esse aspecto indomável do futebol é muito bom. Pois, é muito complexo para que os Doutores dominem, domestiquem e controlem com suas hipóteses de pesquisas e teses defendidas. Vejam o que disse esses que encontrei na rede mundial de computadores:

- "O futebol é um ritual performático que, assim como os demais esportes, põe em ação diferentes atores sociais e pode ser interpretado desde o ponto de vista da atuação de atletas, torcedores, mídias, cartolas, etc." Disse o Sr. Arlei Damo, Prof. Dr. de Antropologia da UFRGS no artigo Futebol e Estética.

- (...) a discussão sobre futebol é (...) um evento socializador e um acontecimento social. Grande parta da vida social de uma fatia considerável da população brasileira é preenchida, ou ao menos permeada pela "discussão futebolística". Coloca o Sr. Marcos Alves de Souza, na sua Dissertação de Mestrado, defendida na UNB Masculinidade no Futebol brasileiro.

Há muito mais verdades científicas que só são aquilo que qualquer criança sabe, só que escrita de forma acadêmica. Para mim, há umas enroladas, umas bolas tocadas de ladinho, em linhas como essas pelos Mestrados e Doutorados brasileiros.

De qualquer forma, mudo de opinião quando um pós-graduado me explicar, por exemplo, esta foto:

Não tem jeito, há situações onde há muita emoção para a capacidade das pessoas retratarem. Esse jogo é uma delas. Quem vai me dizer que o prazer, de um desses mutilados pelas minas terrestres que ficam espalhadas pelos campos após as guerras, de marcar um gol ou dar um drible, não é maior do que outro jogador que esteja em uma grande final. Afinal, os da foto celebram o fato de estarem vivos e poderem disfrutar minimamente as suas juventudes quando jogam uma bolinha; bens muito mais fundamentais do que ser Campeão de alguma coisa.

A única arte ou técnica que tem condições de condensar minimamente o futebol é, justamente, a fotografia. Uma boa foto é capaz de sintetizar muita coisa em uma cena percebida por alguma lente, mas toda a força, intensidade, beleza e movimentos que uma simples pelada ou final produzem é muito para singulares fotografias.

Abraços,

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sidarta. Obrigado pela visita no FlamenGol!
É verdade, a rivalidade entre cariocas e paulistas é a melhor entre os estados. Pelo grande número de times e pelo grande número de torcedores espalhados no país.
Mas tenha certeza, o futebol carioca está voltando, aos poucos, e vai ser grande novamente. E o ano de 2007 é o primeiro passo, com o Flamengo na Libertadores.
Um abraço e apareça sempre.
Seu blog é bem interessante tb!

Anônimo disse...

Olá Sidarta, num campeonato com 20 clubes, 8 se classificam para os mata-a-matas e mais 4 são rebaixados, restam 8 clubes, que até a última rodada brigaram para não cairem ou se classificarem. Acho que temos opiniões diferentes e é isso que eu gosto no futebol, trocar idéias. Por isso estarei sempre visitando seu espaço. Estou lhe adicionando no meu blog. Abraço!

Sujeito Oculto disse...

Albert Camus já dizia que tudo o que sabia a respeito dos homens devia ao futebol. Não é possível esconder-se dentro de um campo: todos sabem quem o jogador é por como ele joga.

Anônimo disse...

Lindíssima foto de uma cena tocante! Paixão e futebol, quase um pleonasmo!!!