sábado, dezembro 02, 2006

Internet, Football and the penguin's march

Ontem a tarde dei uma boa caminha da pelo Centro de São Paulo. Fui da Praça da Sé até o Cemitério da Consolação, passei pelo Viaduto do Chá, Teatro Mvnicipal, Praça da República e Edifícios Compan e Itália. Gosto de andar por lá.

Na frente da Prefeitura, havia um grande número de policiais que não costumam ficar por ali. Achei estranho, mas segui meu caminho atravessando o Viaduto do Chá. Do outro lado do Vale do Anhagabaú, na frente do Teatro Mvnicipal, 200 estudantes se concentravam para protestarem contra o aumento das passagens de ônibus que Prefeito invisível de São Paulo providenciou para após as eleições.

Lembrei-me de um artigo sobre a Revolta dos Pinguins que li na semana passada. No começo deste ano, os estudantes chilenos viraram o país de cabeça pra baixo de forma muito organizada e inesperada pelas autoridades públicas. O pulo do gato dos pinguins, apelido dos discentes, foi a organização através de torpedos, blogues e msn. As novas tecnologias, que os não tão novos lutam para se adaptarem, são coisas naturais para os jovens. Pra quem quiser se interar mais, há fontes na Wikipédia em Inglês ou na Página do Netinho, em português.

Os estudantes de São Paulo também dominam as tecnologias de informação e também têm um potencial capacidade de parar a Cidade. Acho que não o fazem porque, entre outros motivos, os movimentos estudantis estão capturados por interesses partidários que não têm interesse de organizar grandes manifestações estudantis. Isso poderia sair do controle e se virar contra o Lula, e com o impedimento do ex-metalúrgico muita gente iria perder poder e cargos. A Folha e o Estado fizeram matérias em seus sítios eletrônicos; será que vocês conseguem adivinhar, pelos títulos, qual foi publicada por quem? "Estudantes e PM se confrontam em São Paulo" e "4 estudantes são feridos em mais um ato contra a tarifa". Um dica, o Estadão gosta muito do FHC e amigos.

E o que essa conversa tem relação com o nosso futebol?

Vi, hoje, as chamadas em destaque na página de esportes do sítio do Estadão. Como é óbvio havia uma notícia para cada um dos três grandes times paulistanos. As notícias relativas ao Corithians, Dispensado pelo Corinthians, André Leone acusa Leão - Zagueiro revelou que o técnico foi o articulador da greve de silêncio dos jogadores com a imprensa , e ao Palmeiras, 'Saí do Palmeiras em respeito a mim mesmo', diz Tite - Dois meses após deixar o clube, o técnico ainda está magoado pelo modo como foi tratado no clube , retratam o desmazelo com que os Clubes são tratados. Essas confusões foram fundamentais para que os arqui-rivais disputassem quem era menos pior. Seria mais ainda interessante que o Título São-Paulino se houvesse os outros times da Cidade envolvidos diretamente na disputa.

Os blogues já têm um papel importante na cena política eleitoral e partidária americana e, um dia, terão voz junto ao futebol brasileiro. Do mesmo jeito que esse universo de novas tecnologias da informação tiveram entre os pinguins chilenos e ainda não tiveram junto aos estudantes brasileiros. Busquem no google importância dos blogues nas eleições norte-americanas e verão quanta gente já percebeu isto.

Não estou dizendo que o Na Cal vai dominar o Mundo, mas a gente quer que as coisas dêem certo e vamos falar o que não é interessante no futebol brasileiro para vocês lêem aqui. Afinal os fundamentais vinte leitores diários que dão uma grande força para tudo o que é escrito. Mas, um pouco, será falado, com grandes chances de ser bobagens, se acertamos algo, tá ótimo.



Abraços,

Nenhum comentário: