sexta-feira, dezembro 08, 2006

Reverberação do Título pela blogosfera

A conquista do Título de Campeão Brasileiro de 2007 pelo São Paulo Futebol Clube já não é mais o assunto do momento a algum tempo. Na semana passada e, mais ainda, na retrasada, esse assunto aglutinou quase todos os papos futebolísticos no bares, escolas, praças e mesas de almoço brasileiros.

Nesta minha caminhada pela blogosfera, hoje, vou um pouco mais adiante. Por meio de um sítio de buscas de blogues, passei por alguns blogues que trataram da vitória tricolor para sentir como os navegadores da rede mundial de computadores absorveram-na.

Tiveram alguns blogues que nem serão mencionados por serem um recortar e colar puro. Copiar notícia sem reescrevê-la com suas próprias palavras é ser muito goiaba. Se acharem que a notícia é bem escrita, é importante, sei lá, que façam uma chamada e coloquem o endereço dela. Outros blogues foram selecionados pelo buscador mas não tinham nenhuma relação com o tema. Sempre lançam um novo buscador, com nova tecnologia, de tempos em tempos, mas é sempre o mesma coisa, tem de sempre dar uma boa penerada nos resultados apresentados.

Ao contrário do ano passado, pelo que percebi na blogosfera, o Título do S.P.F.C. é inconteste. Quem sabe isso não seja resultado da associação que fazem entre o tricolor e os ricos, pó-de-arroz. Ao contrário do time operário da Zona Leste paulistana, que é sempre marcado por barracos de toda ordem, dentro e fora dos gramados.

O blogueiro Nicolau coloca que o Título deste ano tem o demérito de ser o conquistado em um Campeonato pouco interessante tecnicamente, se comparados aos outros anos. Em suas palavras: "O tricolor é o campeão com menor número de gols marcados (1,78/jogo, 14% menor que a do Corinthians do ano passado), com a pior pontaria (34,8% de chutes certos, o que o deixa na 14ª posição no fundamento nesse campeonato, e na 20ª em relação a 2005), e pior eficiência nos passes (de 82%, apenas a sexta melhor desta edição, seria apenas a décima em 2003). Além disso, o São Paulo é o campeão que mais comete faltas(...)". Eu, pra começar, não gosto muito de estatísticas futebolísticas. Defendo que se futebol fosse igual à atletismo, não teria a menor graça. Segundo, o quê é um chute certo? Um passe de ladinho é certo, e uma bola na trave que rebate e cai no pé do centro-avante que marca o gol seria errada?

O Doni conta a sua história pessoal de torcedor são-paulino. Começa lá na infância e vem até o Título. É algo diferente essa possibilidade de uma pessoa comum colocar a sua história no lugar mais público que já inventaram, a internet. Eu mesmo já falei algumas vezes da minha vida pessoal aqui. Creio que blogue impessoal é 100% zicado, um enunciado contraditório em seus próprios termos que não leva faz nem bolinha n`água.

Além desses dois, bem escritos, há vários outros que deram seus pitacos. O que percebi é que há um silêncio obsequioso das outras torcidas e uma grande festa dos são-paulinos (olhem a alegria da Ana, ou do Thiago Forrest Gump, é o nome do cara, posso fazer nada!).

Por fim, fica ai essa foto. Tropecei nela quando passava pelo blogue do Walking, um cara que gosta da história do Corinthians.

Já que já sai dos blogues do são-paulinos, por um motivo de relevo, quero falar que estou junto com o dono do blogue Domínio Público no seu alívio por a Lusinha não ter caido. É duro falar mal dos portugueses, pois, todos somos filhos; mas parece que os Manueis do Canindé não estão a notar que os bolinhos de belém já foram pro beleléu.

Encontrei uma dificuldade que não esperava, parece que tem mais blogues futebolísticos em Portugal do que aqui. Fiquei com essa impressão. Assim, fica uma puxada de saco para os lusos, depois da espinafrada anterior.

Abraços,

2 comentários:

Anônimo disse...

Sidarta, muito bom o post e gostei de conhecer o NA CAL, concordo que existem poucos blogs futebolísticos por aqui, e isso pode mudar, pq assunto não falta! Apenas corrigindo, meu link aparece em seu post como "Denis", quando meu nome é Donizetti, sendo conhecido na blogosfera como "Doni". Grande abraço!

Sidarta Martins disse...

Desculpe, já consertei!

Abraços,