sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Liberalismo sem fim?

A livre circulação de bens, capitais e pessoas é o primado do liberalismo econômico. Atualmente, daqui de fora, onde estou, parece que é a corrente de pensamento econômico mais bem estruturada e com os melhores resuldados.

O futebol brasileiro faz direitinho o que os papas dessa linha doutrinam. Vendem de tudo, para todo lugar.

Eu acho que não é uma boa vender os Ronaldos e pagar para ver o futebol deles. Seria muito melhor vender as imagens das suas jogadas para o resto do Mundo mantendo-os fazendo gols por aqui.

Seria um liberalismo brazuca que ainda por vir a dar certo? Não sei.

O triste é que essa trapalhada, ao meu ver, não é feita só pelos homens de negócio do futebol verde-amarelo. Nas outras áreas da economia também rola essa mesma doutrina.

Vejam: o Brasil exporta tecnologia de moagem e refino da cana-de-açucar; exporta soja; minério de ferro; bauxita e alumínio.... Por ai vai. Tem um conceito em economia que tem um nome pernóstico: valor agregado (lucratividade). Quanto maior o valor agregado a um produto, maior é o seu retorno financeiro.

Aqui, a gente gosta de exporta o que tem lucro baixinho e importar o que dá muito lucro. Não dá mais pra culpar os portugueses por essa burrice. Tem de ser decretada a maioridade dos brasileiros para que sejamos responsabilizados por nossas burradas. Muito menos dá para culpar os EUA. Especialmente no caso do futebol, eles nem curtem e entendem.

Fiquem com minha rabugice pré-carnavalesca. Só volto na semana que vem após o final do reinado do Momo. Essa é a foto do 1o ciclone, furação no mar, na costa brasileira. Seu nome é Catariana e se deu na costa Santa Catarinense, vejam o nome, nos dias 26 e 27 de Março de 2004:

Abraços,

4 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Sim, exportamos CO2 e importamos ciclones! Agora sério, essa de exportador de matéria-prima já encheu. Como disse o Roberto Rodrigues, logo no início do primeiro governo do Lula, soja não agrega valor. Por que não exportar óleo, ração e sei-lá-mais-o-quê que dá pra fazer com a soja?

marcio cenzi disse...

acho que os portugueses eram os melhores bodes expiatórios que tínhamos

Sidarta disse...

Um dia, termos que deixar de usar acnase.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,