sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Liberalismo sem fim?

A livre circulação de bens, capitais e pessoas é o primado do liberalismo econômico. Atualmente, daqui de fora, onde estou, parece que é a corrente de pensamento econômico mais bem estruturada e com os melhores resuldados.

O futebol brasileiro faz direitinho o que os papas dessa linha doutrinam. Vendem de tudo, para todo lugar.

Eu acho que não é uma boa vender os Ronaldos e pagar para ver o futebol deles. Seria muito melhor vender as imagens das suas jogadas para o resto do Mundo mantendo-os fazendo gols por aqui.

Seria um liberalismo brazuca que ainda por vir a dar certo? Não sei.

O triste é que essa trapalhada, ao meu ver, não é feita só pelos homens de negócio do futebol verde-amarelo. Nas outras áreas da economia também rola essa mesma doutrina.

Vejam: o Brasil exporta tecnologia de moagem e refino da cana-de-açucar; exporta soja; minério de ferro; bauxita e alumínio.... Por ai vai. Tem um conceito em economia que tem um nome pernóstico: valor agregado (lucratividade). Quanto maior o valor agregado a um produto, maior é o seu retorno financeiro.

Aqui, a gente gosta de exporta o que tem lucro baixinho e importar o que dá muito lucro. Não dá mais pra culpar os portugueses por essa burrice. Tem de ser decretada a maioridade dos brasileiros para que sejamos responsabilizados por nossas burradas. Muito menos dá para culpar os EUA. Especialmente no caso do futebol, eles nem curtem e entendem.

Fiquem com minha rabugice pré-carnavalesca. Só volto na semana que vem após o final do reinado do Momo. Essa é a foto do 1o ciclone, furação no mar, na costa brasileira. Seu nome é Catariana e se deu na costa Santa Catarinense, vejam o nome, nos dias 26 e 27 de Março de 2004:

Abraços,

3 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Sim, exportamos CO2 e importamos ciclones! Agora sério, essa de exportador de matéria-prima já encheu. Como disse o Roberto Rodrigues, logo no início do primeiro governo do Lula, soja não agrega valor. Por que não exportar óleo, ração e sei-lá-mais-o-quê que dá pra fazer com a soja?

marcio cenzi disse...

acho que os portugueses eram os melhores bodes expiatórios que tínhamos

Sidarta Martins disse...

Um dia, termos que deixar de usar acnase.