domingo, abril 08, 2007

O especialista

Normalmente, há dois tipos de comentaristas: o ex-jogador e o teórico.
O ex-jogador tem o conhecimento prático e, normalmente, entende mais de um determinado aspecto do jogo. Neto, por exemplo,acerta praticamente todas as contusões de um jogador e as melhores formas de bater uma falta. Só de olhar, ele já sabe: deu entorse; é melhor bater com o lado de dentro do pé.
O teórico é aquele que assiste aos jogos, lê os almanaques, busca informações. Calçade, por exemplo, até curso de arbitragem fez.
Agora, a Sportv inovou e criou o ex-jogador teórico. Caio foi apresentado como novo comentarista do canal. Se o novo contratado passar a se identificar como Caio Decousseau, que, pelo que me lembro, é seu nome de batismo, os telespectadores acreditarão tratar-se de mais um dos neófitos inventados pela empresa global (Rizek, Escobar, Lofredo). Pois, como jogador, Caio nunca mostrou entender muito da coisa.
Pertence a uma geração de são-paulinos que, beneficiada pela tranqüilidade das conquistas de Telê, pôde surgir sem pressão, mas que depois se mostrou supervalorizada. Denílson, Juninho Paulista, Doriva, André,Pavão são alguns dos nomes de uma safra praticamente perdida. Dela, os que se fixaram com alguma solidez foram (pasmem!) Rogério e Bordon.
Talvez nesse tempo em que circulou pelos gramados do mundo (o presidente da Inter chegou a preferi-lo, dispensando Roberto Carlos de sua cota de estrangeiros), Caio tenha sido um observador atento, tornando-se um teórico in loco.
De minha parte, prefiro esperar o momento em que o Na Cal tenha seus próprios comentários em tempo real. Leigo por leigo...

3 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Que eu me lembre, o Caio chegou a agarrar num final de jogo pelo Flamengo, quando o goleiro (acho que era o Clêmer) foi expulso por fazer falta sendo o último homem. Até que agarrou bem!

Sidarta Martins disse...

O Caio conjuga bem os verbos também.

Anônimo disse...

Muito inteligente, perspicaz, articulado. Como cronista, bastante ponderado e racional. Como jogador,se houvesse ficado mais tempo no SPFC teria marcado mais.