quarta-feira, abril 04, 2007

Por que Gibraltar não está na UEFA?

San Marino, Liechtstein (se escrevi certo), Andorra e Ilhas Faroe são afiliadas à UEFA e Gibraltar não. Isto está errado. O território do Reino Unido deseja que sua afiliação seja aceita pelo Platini (atual presidente da UEFA).

Quando se coloca que Gibraltar não poderia ser aceita nos quadros uefescos em função de suas dimensões populacionais e territoriais (8km2 com +ou- 25 mil habitantes), como ficam os outros micro-associados? Argumento fraco.

Se se falar que o território que dá nome ao Estreito não é um País soberano, fica mais ridícula ainda a retórica. A Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte estão todos na mesma situação. Nenhum desses têm assento na ONU. Todos pertencem e formam o Reino Unido.

Assim, o Na Cal se volta contra esta injustiça e indica, a você que não conconcorda com a não afiliação, a assinatura da petição:

Send Gibraltar to the World Cup! MAKE your DREAM come TRUE! Enviem Gibraltar para a Copa do Mundo! FAÇAM nosso SONHO se tornar REALIDADE!

A minha assinatura foi a de número 1869 e a petição será entregue à FIFA, à UEFA, à Espanha e ao Reino Unido.

Esta foto ai mostra que o futebol tem muito valor lá. Ou vocês acham que em um território tão pequeno iria ser feito um campo desses a toa!

Esse engajamento cidadão só foi possível graças, mais uma vez, à Comunidade do Iogurte Futebol Alternativo. Mas você também pode ir diretamente ao tópico Petição Alternativa VEJAM!!!.

Abraços,

Um comentário:

Sujeito Oculto disse...

Na verdade, Gibraltar deveria estar na CAF, assim como Israel deveria estar na AFC. Mas, como se sabe, um jogo entre Israel e Irã poderia provocar graves problemas e sua filiação à UEFA é justificada. Agora, vamos filiar o Vaticano também, afinal, católico também gosta de futebol!!!