quinta-feira, maio 31, 2007

Cúcuta és mi campeón de Sudamerica en 2007 - II La Misión

Vou poupá-lo de meu portunhol. Mas tengo, opá, tenho vontade de escrever tudo em castelhano em homengem ao meu favorito para levar a Libertadores de 2007 ( escrevi Cúcuta és mi campeón de Sudamerica 6 dias atrás!).

Ontem, não tive ânimo para sair, tá muito frio pro meu gosto aqui em São Paulo por estes dias. Então decidi ouvi o jogo pela internet enquanto jantava. Treinaria meu portunhol e apreciaria o jogo. Esperava um jogo equilibrado e que os argentinos empatasse ou perdensem de pouco.

Mas, para minha alegria, equipe colombiana supreendentemente meteu 3 a 1 no Boca Juniors.

Eu começei o a ouvir o jogo pela Radio Caracol, colombiana.

Pois, empre escutei que o castelhano falado lá era o mais limpo, o mais claro. Enfim, o melhor para se começar na língua. Realmente, é tranqüilo acompanhar a partida. Eles abrem a boca para falar, ao contrário dos argentinos; não colocam a língua entre os dentes (o th inglês) do jeito dos espanhóis; e, não falam tudo rápido como os mexicanos. Gostei. Teve uma época que assisti uns jogos pela RAI, conseguia entender uma coisa ou outra porque sabia sobre o quê a italianada falava.

Mas como o Cúcuta, principalmente no segundo tempo, dominou o jogo e meteu 2 a 1, efetivando a virada, não resisti: passei a acompanhar a partida por uma rádio argentina!

Foi muito bom ouvir um hermano narrar a derrota de seus compatriotas. Para minha imensa satisfação, os colombianos meteram um terceiro gol que tive o prazer de ouví-lo na narração de um porteño. É uma pena que não gravei. Mas o locutor falava desgostoso que só ele.

O Cúcuta é o São Caetano que dará certo! A alguns anos, era um time da Segundona da Colômbia.

Se você estiver de bobeira, fica a sugestão: dia 7 de Junho, quinta que vem, tem Boca vs. Cúcuta às 19 horas e 45 minutos, horário de Brasília! Ambas as rádios transmitirão direto de La Bombonera a classificação dos heróis colombianos para a final contra, provavelmente, o Grêmio.


Como o time colombiano não tem tradição por lá, virou um segundo time de todos lá na terra da gostosa da Shakira. Mais ou menos como a Portugesa de 96 no Brasileirão, pelo menos, aqui na Cidade São Paulo.

7 comentários:

Arthur Virgílio disse...

O Cúcuta tem a marcação de Rincón e a ousadia de Asprilla. Os dois colombianos uma vez enfiaram 5 nos hermanitos, em plena Argentina.

E, novamente cairão. Gostei da sugestão latina, vou dar uma ouvida semana que vem.

Anônimo disse...

O time do Cúcuta tem um forte elenco. Quem entra, substitui a altura.

Anônimo disse...

É Sidarta, você pode estar certo... o Cúcuta vem jogando um grande futebol. Aliás muito parecido com o futebol que o Fogão vem praticando. Tomara que eles não resolvam imitar o Glorioso em tudo e perder no jogo decisivo.
Parabéns pelo blog e até a próxima!

Fernando Amaral disse...

Sidarta, meu velho... O Cucuta é a salvação, a redenção, a comunhão!

Você já ouviu a gravação do gol de empate da Colêmbia no jogo contra a Alemanha no Mundial de 90, pela rádio Caracol? É uma das coisas mais emocionantes que já ouvi. O chato do Milton Neves, ves por outra, repete este gol.

Abraço.

Anônimo disse...

Acho a equipe do Cúcuta uma grande revelação, um forte time...mas ainda aposto numa final clássica Santos x Boca - a revanche! ...(o Santos vence o Grêmio de 3 x 0 e o Boca faz 2 x 0)...
O gol argentino fora vai fazer a diferença em Buenos Aires...
O Cúcuta é forte, mas a pressão da Bombonera tbém é..

Daniel F. Silva disse...

E assim como a Portuguesa de 1996, o Cúcuta pode fazer a final contra o Grêmio...

Convidado de honra do Na Cal disse...

Rafael, Bombonera é uma assunto tabu pros times brasileiros.

Daniel, dessa vez o Grêmio vai rodar.