sábado, junho 16, 2007

Aula mau dada

Já algum tempo que dou aulas num curso pré-vestibular comunitário. É muito interessante dar aulas para alunos que não podem pagar um cursinho. Fazer parte das vitórias de pessoas que tinham tudo para ficarem estagnadas é muito bom.

Mas se você não tem um interesse ou ânimo em participar diretamente de uma atividade classificada como "benemérita", gostaria de avisá-lo que esta não é uma visão informada da situação.

Dar aulas num cursinho da EDUCAFRO fez muito mais por mim do que deixar a minha consciência leve. Melhorei muito a minha habilidade em falar em público, por exemplo. Vá enfrentar algum grupo de pessoas, tente falar publicamente, não é fácil. É necessário um aprendizado. Eu acho que ganhei mais do que ensinei com as minhas aulinhas. Melhorei muito.

Na primeira aula que dei, a alguns anos atrás, fiz uma cagada fenomenal, involuntária, com um aluno. lembrei desta história outro dia quando estava conversando com um amigo, tomando cervejinha e falando de futebol.

Na minha primeira aula, havia um aluno com o uniforme do São Paulo no fundo da classe. Apresentei-me e fui conhecendo os alunos. Bapo vai e papo vem, após algumas tentativas de quebrar o gelo, melhorar o ambiente, convidei o discente uniformizado para vir ao meu lado, fazer uns exercícios na lousa. Queria ser descontraído e ganhar a simpatia da classe.

Ao uniformizado, perguntei:

-- Qual o seu nome, que curso quer prestar, sãopaulino? Torcer pro São Paulo é sinal de inteligência!

A classe inteira começou a rir. Eu fiquei sem entender nada enquanto o riso inundava o ambiente. Tinha perdido o controle logo no começo da 1a aula. Uma frustração grande me dominou por uns instantes. Pensava no que teria feito de mais para que todos rissem daquele modo e na minha incapacidade para dar aulas.

Uma aluna que sentava numa das primeiras carteiras, logo em seguida, me explicou que o sãopaulino não era um torcedor do São Paulo. O uniformizado era um corinthiano roxo que estava pagando uma aposta perdida. O Timão dele havia perdido na rodada do meio de semana na Libertadores, acho.

Dou risada agora. Mas no instante foi duro. Mas o quê eu vou fazer se o corinthiano achou que o seu time tinha chances na Libertadores? O erro do aluno torcedor foi muito maior que o meu. Ele agiu voluntariamente e eu não tinha noção da cagada que iria fazer.

Em consideração ao sãopaulino que ganhou a aposta e, principalmente, em homenagem ao palmeirenses, fica este vídeo:

A mística que a camisa do Sport Club Corinthians Paulista adquiriu é muito forte entre os meus alunos. Se bobear, daqui a pouco, o Timão supera até o Flamengo no quesito torcida mais numerosa e mais fiel.

Abraços,

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Realmente a maioria dos corintianos são loucos e fazem juras e promessas de amor eterno, inclusive vestindo a camisa do rival. Fica uma pergunta meu caro professor, e quem torce pelo Corinthians é o quê?

Sidarta Martins disse...

Gamba, galinha, sofredor, favelado...

Lucas disse...

ahahahah