quarta-feira, junho 20, 2007

Medições das torcidas dos times brasileiros no mundo virtual

Não há muito mais o que falar sobre o jogo da final de hoje a noite. A matéria anterior mostra como está o ânimo dos colorados com a perspectiva de derrota do Tricolor Gaúcho.

A Google nos oferece dois instrumentos para saber o que rola na net: o e o Page Rank. Quem ainda não conhecer bem estas ferramentas, a dica é a super Wikipédia. Lá tem bons esclarecimentos.

A melhor candidata ao posto de O Grande Irmão nos disponibilizam dois serviços que possibilitam a qualquer mortal fazer pesquisas que ofuscam os institutos de pesquisa.

Perguntei para, as bolas de cristal, Page Rank e para o Trends:

Quais são os times brasileiros com maior torcida no mundo virtual?

Dê uma olhada no que encontrei!


O Mengo e o Timão se equivalem na rede mundial computadores brasileira pela perspectiva do Google Trends. É interessante observar o termo Corinthians é alvo de maior número de buscas somente nos seguintes Estados: Sao Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Parana. No resto, o Flamengo é mais buscado. Ainda foi interessante observar que em Londrina e Cascavel é que há a maior demanda relativa por Corinthians nas terras paranaense. Não é a toa, o povo de lá tem a fala mais parecida com jeito do interiorano paulista do que o do curitibano.

Os nomes Internacional, Santos e São Paulo são usados em buscas não futebolística que atrapalham uma comparação com os que tem as maiores torcidas. O Palmeiras chega perto, mas há mais corinthianos, dê uma olhadinha.

A outra ferramenta, o Page Rank, é mais interessante para fazer comparações entre os times. Mas não dá dados sobre a geografia.

A Google parte do seguinte raciocínio: quanto mais links seu sítio tem, mais acessado ele deve ser. Mas há uma ponderação das ligações. Um blogue que só tem um link da página inicial da UOL é muito mais importante do que um outro que só tem uma ligação que vem de outro blogue mortal.

A escala do Page Rank vai de 1 à 10 e é como a Escala Richter, uma curva exponencial.

Ao observar os PG dos endereços eletrônicos dos clubes brasileiros campeões do Brasileirão dá pra separar em três grupos:

Os campeões são: Flamengo, Palmeiras e Inter com

Pra que tenha base, têm o mesmo PG os sítios da Gazeta Esportiva e do Blog do Noblat, que tem, mais ou menos, de 100 à 200 mil visitas mensais.

Depois vem um grande bololô dos que têm



Vasco,
Fluminense,
Botafogo,
São Paulo,
Corinthians,
Atlético Mineiro,
Cruzeiro,
Grêmio,
Bahia,
Sport e
Guarani.

Como parâmetro, PG4 já algo acessíveis aos mortais. O blogue, que consta na lista do Na Cal, Os Bolonistas tá no mesmo nível. Um dia chegaremos, com a sua ajuda, onde estes todos estão. Pelo menos, um PG4 baixo.

O grande com um sítio pequeno é o Santos!
A pontuação 3 pode ser um reflexo do que o Santista Rafael já colocou aqui. O Peixe é um time de uma cidade média que joga como se fosse de capital. O Na Cal tem, também, a mesma classificação. As cento e tantas visitas que vem aqui diariamente garantem esta pontuação igual à dos santistas.

Um dia os sítios dos clubes brasileiros ultrapassarão os do:
A.C. MilanManchester United


Porque o do:
Real MadridAS Roma


estão iguais aos melhores daqui. Com o dolar no nível que está por aqui, vai ter cada vez internautas brazucas a visitar os sítios de nossos clubes.

Bem, se você conseguiu chegar até aqui: não ficará de mãos abanando! Fica a indicação do Piratas do Brasil. Lá há um link para o Guia do Brasileirão 2007, Edição Especial da Revista Placar.

Abraços,

6 comentários:

Mariano disse...

Essas pesquisas são legais, vou dar uma brincada por lá!

Arthur Virgílio disse...

Interessante esses números virtuais. Até na rede, Corinthians e Flamengo dominam, só não sabia desse interesse das cidades de Londrina e Cascavel, na equipe paulista.

Sidarta disse...

Dá pra fazer várias pesquisas mesmo. Mas acho que me esqueci de colocar onde fiz as medições de PageRank. Foi aqui: http://pr.blogflux.com/index2.php

Abraços,

Gustavo(Magu) disse...

Mengão, sempre nas cabeças, é assim mesmo...normal...
heheheheheheehehehehehe!!

Meu blog deve estar em -1, hahahaahahahaha....mas chegaremos ao +10 !!!

Valeu....

Rafael disse...

Bacana mesmo esses números Sidarta, muito interessante. O Peixão estar um pouco abaixo só vem a ratificar aquele comentário, não só pelo fato de ser um time grande de "não capital", mas por todo aparato de mídia que envolve os times metropolitanos.
A mídia é bombardeada de Flamengo e Curintia, ai fica aquela pergunta...tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?
Analisando os resultados dos últimos anos de Flamengo e Curintia, fico com a segunda opção...

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,