quarta-feira, junho 20, 2007

Medições das torcidas dos times brasileiros no mundo virtual

Não há muito mais o que falar sobre o jogo da final de hoje a noite. A matéria anterior mostra como está o ânimo dos colorados com a perspectiva de derrota do Tricolor Gaúcho.

A Google nos oferece dois instrumentos para saber o que rola na net: o e o Page Rank. Quem ainda não conhecer bem estas ferramentas, a dica é a super Wikipédia. Lá tem bons esclarecimentos.

A melhor candidata ao posto de O Grande Irmão nos disponibilizam dois serviços que possibilitam a qualquer mortal fazer pesquisas que ofuscam os institutos de pesquisa.

Perguntei para, as bolas de cristal, Page Rank e para o Trends:

Quais são os times brasileiros com maior torcida no mundo virtual?

Dê uma olhada no que encontrei!


O Mengo e o Timão se equivalem na rede mundial computadores brasileira pela perspectiva do Google Trends. É interessante observar o termo Corinthians é alvo de maior número de buscas somente nos seguintes Estados: Sao Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Parana. No resto, o Flamengo é mais buscado. Ainda foi interessante observar que em Londrina e Cascavel é que há a maior demanda relativa por Corinthians nas terras paranaense. Não é a toa, o povo de lá tem a fala mais parecida com jeito do interiorano paulista do que o do curitibano.

Os nomes Internacional, Santos e São Paulo são usados em buscas não futebolística que atrapalham uma comparação com os que tem as maiores torcidas. O Palmeiras chega perto, mas há mais corinthianos, dê uma olhadinha.

A outra ferramenta, o Page Rank, é mais interessante para fazer comparações entre os times. Mas não dá dados sobre a geografia.

A Google parte do seguinte raciocínio: quanto mais links seu sítio tem, mais acessado ele deve ser. Mas há uma ponderação das ligações. Um blogue que só tem um link da página inicial da UOL é muito mais importante do que um outro que só tem uma ligação que vem de outro blogue mortal.

A escala do Page Rank vai de 1 à 10 e é como a Escala Richter, uma curva exponencial.

Ao observar os PG dos endereços eletrônicos dos clubes brasileiros campeões do Brasileirão dá pra separar em três grupos:

Os campeões são: Flamengo, Palmeiras e Inter com

Pra que tenha base, têm o mesmo PG os sítios da Gazeta Esportiva e do Blog do Noblat, que tem, mais ou menos, de 100 à 200 mil visitas mensais.

Depois vem um grande bololô dos que têm



Vasco,
Fluminense,
Botafogo,
São Paulo,
Corinthians,
Atlético Mineiro,
Cruzeiro,
Grêmio,
Bahia,
Sport e
Guarani.

Como parâmetro, PG4 já algo acessíveis aos mortais. O blogue, que consta na lista do Na Cal, Os Bolonistas tá no mesmo nível. Um dia chegaremos, com a sua ajuda, onde estes todos estão. Pelo menos, um PG4 baixo.

O grande com um sítio pequeno é o Santos!
A pontuação 3 pode ser um reflexo do que o Santista Rafael já colocou aqui. O Peixe é um time de uma cidade média que joga como se fosse de capital. O Na Cal tem, também, a mesma classificação. As cento e tantas visitas que vem aqui diariamente garantem esta pontuação igual à dos santistas.

Um dia os sítios dos clubes brasileiros ultrapassarão os do:
A.C. MilanManchester United


Porque o do:
Real MadridAS Roma


estão iguais aos melhores daqui. Com o dolar no nível que está por aqui, vai ter cada vez internautas brazucas a visitar os sítios de nossos clubes.

Bem, se você conseguiu chegar até aqui: não ficará de mãos abanando! Fica a indicação do Piratas do Brasil. Lá há um link para o Guia do Brasileirão 2007, Edição Especial da Revista Placar.

Abraços,

5 comentários:

Mariano disse...

Essas pesquisas são legais, vou dar uma brincada por lá!

Arthur Virgílio disse...

Interessante esses números virtuais. Até na rede, Corinthians e Flamengo dominam, só não sabia desse interesse das cidades de Londrina e Cascavel, na equipe paulista.

Sidarta Martins disse...

Dá pra fazer várias pesquisas mesmo. Mas acho que me esqueci de colocar onde fiz as medições de PageRank. Foi aqui: http://pr.blogflux.com/index2.php

Abraços,

Gustavo disse...

Mengão, sempre nas cabeças, é assim mesmo...normal...
heheheheheheehehehehehe!!

Meu blog deve estar em -1, hahahaahahahaha....mas chegaremos ao +10 !!!

Valeu....

Anônimo disse...

Bacana mesmo esses números Sidarta, muito interessante. O Peixão estar um pouco abaixo só vem a ratificar aquele comentário, não só pelo fato de ser um time grande de "não capital", mas por todo aparato de mídia que envolve os times metropolitanos.
A mídia é bombardeada de Flamengo e Curintia, ai fica aquela pergunta...tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?
Analisando os resultados dos últimos anos de Flamengo e Curintia, fico com a segunda opção...