quinta-feira, outubro 18, 2007

Agora ninguém segura o Anão

Outro dia, escutei o Daniel Piza (só com um Z, obrigado Márcio!) na rádio dizendo que o Brasil ganharia no Maracanã e esta vitória anestesiaria o espírito do torcedor e inibiria a imprensa esportiva por alguns jogos. Assim, o Anão obteria uma sobrevida e adiaria o acerto de contas.

O cara acertou direitinho!

Ele enfatizou isto no seu blogue:

Mas (a goleada) não vai anular a lembrança da atitude modorrenta de domingo. Tampouco vai dar segurança de que Vágner Love ou Afonso sejam substitutos para Ronaldo – ou de que reduzam a ansiedade pela recuperação de Fred ou evolução de Pato – e de que houve a tão propalada "renovação".

Fiquei com a impressão que o Dunga é a repetição de uma fórmula já muito usada pela CBF -- um técnico sem história fora da Seleção. O Anão seria uma reedição do Velho Lobo. Alguém que só consiga ter projeção sob a sombra do Ricardo Teixeira deve ser mais fácil de ser controlado.

Quando o Brasil fez o terceiro, lembrei-me da internet. Busquei uma rádio equatoriana para ouvir a narração deles. Sintonizei na Cree 560 AM de Guayaquil. Foi interessante. O espanhol deles é claro, bem diferente do dos mexicanos. Tenho a nítida impressão que quem sabe ler, falar e entender português, também pode fazer o mesmo com o castelhano.

Bem, de volta ao jogo, o locutor e o comentarista da rádio equatoriana usaram expressões como magnífica selección brasileña, mítico Marcanã ou Kaká es el mejor del Mundo. Estas falas me lembraram de um fogo que tomei na praia de Ostia. Eu, dois chilenos e um colombiano discutimos o mundo latino-americano, o neo-liberalismo vs. o nacional desenvolvimentismo, o imperialismo ianque e, claro, futebol, muito futebol.

Mas, para além das opiniões futebolísticas que os hermanos tinham, o tom cerimonioso e respeitoso que eles tinham com o poder do futebol brasileiro é que foi o marcante daquele papo. A deferência que eles têm pelo futebol brasileiro chega a ser algo religioso, um dogma.

Tá certo que os 5 gols foram muito até para os equatorianos. O comentarista falou que a seleção do país dele precisaria de um goleiro com manos fuertes para as próximas partidas. Franqueiro é franqueiro em qualquer lugar do Mundo.

Abraços,

5 comentários:

carlão disse...

Dunga é o testa de ferro da CBF.

Ruben Fontes Neto disse...

goleiro do equador é horrível. pelo - dois dos cinco gols foram culpa dele, e o primeiro que o kaká marcou também tenho minhas dúvidas se outro não pegaria...

quanto ao dunga, prefiro nem comentar, ele e um cone a beira do campo dá na mesma...

Sidarta disse...

O Dunga não corre o risco de virar um Franz Anton Beckenbauer de jeito nenhum.

carlão disse...

Sidarta, começou o "Brasileirão dos Sonhos Real".

O primeiro jogo é entre Flamengo e Atlético-MG.

Conto contigo!

Abraços.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,