sábado, janeiro 12, 2008

Tabelinha

Um leitor do Na Cal, abismado com a capacidade brasileira de fazer uma tabela de campeonato, identificou os seguintes absurdos no Paulistão:
1 - Dos nove mandos de campo do Juventus, apenas seis serão na Javari, pois enfrentará os três grandes em outro estádio;
2 - O Mirassol fará por duas vezes uma seqüência de três jogos fora e, dos grandes, só receberá o São Paulo;
3 - O Palmeiras fará seis viagens ao interior; o Corinthians, oito.
O leitor faz algumas sugestões para manutenção de um certo equilíbrio e se indaga sobre quem elaborou uma tabela que um computador faria melhor.
Sensatez, é sabido, não é o forte do pessoal que gere o campeonato. Exemplo disso é o Campeonato Fluminense: com times bem mais fracos faz um certame interessante.
É claro que, no caso do Rio, as distâncias mais curtas, a escassez de bons clubes pequenos e a falta de estádios favorecem um campeonato rápido, com poucos clubes e rodada dupla no Maracanã, mas São Paulo precisa de um estadual mais inteligente.

3 comentários:

Daniel F. Silva disse...

"Poucos clubes"? O Carioca deste ano é uma das maiores aberrações dos últimos anos. O aumento para 16 times é pura politicagem feita para eternização no poder. E olha que com 12 times (como era até o ano passado) o nível técnico já não era lá essa coisa toda.

Chato da Tabela disse...

Simplesmente relapso. Qualquer criança de CINCO anos faz melhor. Basta ter em mente algumas regras: (a) metade dos times tem que mandar dez jogos e a outra, nove; (b) nenhuma equipe pode jogar mais de duas partidas consecutivas como mandante ou visitante; (c) nenhuma equipe das pequenas, poderá mandar ou visitar mais de dois grandes; (d) nenhum grande pode mandar mais de dois clássicos.

A melhor maneira é separar as equipes em pares, por rivalidade ou proximidade de sede (ex.: Palmeiras-Corithians; Santos-São Paulo; S. Cateano-S. André; Guarani-P. Preta, etc.). E, em respeito as regras acima, determinar a tabela de modo que: (a) cada equipe jogue nove partidas em casa e nova fora contra os times dos outros pares; (b) jogue uma em casa e outra fora contra os times de determinado par. Assim, usando o exemplo acima, quem joga contra o Palmeiras no Parque Antártica, recebe o Corinthians e vice-versa.

Os jogos entre equipes do mesmo par, poderiam ser todos na mesma rodada, é que determinaria quem joga 10 e quem joga 9 partidas como mandante. No outro ano, inverte-se.

Eram assim as tabelas do Brasileirão quando havia turno único, todos-contra-todos.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,