sábado, janeiro 12, 2008

Tabelinha

Um leitor do Na Cal, abismado com a capacidade brasileira de fazer uma tabela de campeonato, identificou os seguintes absurdos no Paulistão:
1 - Dos nove mandos de campo do Juventus, apenas seis serão na Javari, pois enfrentará os três grandes em outro estádio;
2 - O Mirassol fará por duas vezes uma seqüência de três jogos fora e, dos grandes, só receberá o São Paulo;
3 - O Palmeiras fará seis viagens ao interior; o Corinthians, oito.
O leitor faz algumas sugestões para manutenção de um certo equilíbrio e se indaga sobre quem elaborou uma tabela que um computador faria melhor.
Sensatez, é sabido, não é o forte do pessoal que gere o campeonato. Exemplo disso é o Campeonato Fluminense: com times bem mais fracos faz um certame interessante.
É claro que, no caso do Rio, as distâncias mais curtas, a escassez de bons clubes pequenos e a falta de estádios favorecem um campeonato rápido, com poucos clubes e rodada dupla no Maracanã, mas São Paulo precisa de um estadual mais inteligente.

2 comentários:

Daniel F. Silva disse...

"Poucos clubes"? O Carioca deste ano é uma das maiores aberrações dos últimos anos. O aumento para 16 times é pura politicagem feita para eternização no poder. E olha que com 12 times (como era até o ano passado) o nível técnico já não era lá essa coisa toda.

Anônimo disse...

Simplesmente relapso. Qualquer criança de CINCO anos faz melhor. Basta ter em mente algumas regras: (a) metade dos times tem que mandar dez jogos e a outra, nove; (b) nenhuma equipe pode jogar mais de duas partidas consecutivas como mandante ou visitante; (c) nenhuma equipe das pequenas, poderá mandar ou visitar mais de dois grandes; (d) nenhum grande pode mandar mais de dois clássicos.

A melhor maneira é separar as equipes em pares, por rivalidade ou proximidade de sede (ex.: Palmeiras-Corithians; Santos-São Paulo; S. Cateano-S. André; Guarani-P. Preta, etc.). E, em respeito as regras acima, determinar a tabela de modo que: (a) cada equipe jogue nove partidas em casa e nova fora contra os times dos outros pares; (b) jogue uma em casa e outra fora contra os times de determinado par. Assim, usando o exemplo acima, quem joga contra o Palmeiras no Parque Antártica, recebe o Corinthians e vice-versa.

Os jogos entre equipes do mesmo par, poderiam ser todos na mesma rodada, é que determinaria quem joga 10 e quem joga 9 partidas como mandante. No outro ano, inverte-se.

Eram assim as tabelas do Brasileirão quando havia turno único, todos-contra-todos.