quarta-feira, março 05, 2008

Como aproveitar a maior torcida do mundo?

A revista Mundo Estranho publicou uma pesquisa que indica a torcida do Flamengo como a maior do mundo – não somente no futebol –, considerando apenas os torcedores de dentro dos países em que os clubes têm sede. É evidente que times de futebol com melhor marketing, como Milan e Manchester United, têm uma imensa torcida fora de seus países e até de seu continente, mas não sei até que ponto isso pode ser considerado torcida. O Flamengo também tem lá sua torcida internacional. Por ser o maior time do Brasil, tem grande visibilidade, e por ter sido campeão do mundo, conquistou muitos adeptos multinacionais.

Na verdade, isso só confirma o que todos já sabiam. Confirma mais: que a administração do clube rubro-negro é uma das piores do país, pois com o potencial que tem, deveria disputar todos os anos a vaga no mundial de clubes!

Então, o que fazer para melhorar o Flamengo? Um grande passo foi dado: a instauração da FlaTV. Por doze reais mensais, o torcedor tem acesso a vídeos de treinos, entrevistas e momentos de descontração do time gravados em VT. Com mais de 32 milhões de torcedores, se 3 em cada mil torcedores assinarem, o valor supera o patrocínio da Petrobras, que é de 16,2 milhões por ano. Some-se a isso o dinheiro arrecadado com a timemania (por ter a maior torcida, o Flamengo tende a ganhar mais dinheiro na categoria "Time do coração") e não há limites para o que o clube pode fazer. Mas será que nossos dirigentes terão a competência, honestidade e vontade política para isso?

2 comentários:

Sidarta Martins disse...

A Globo é a grande financiadora do nosso futebol e ela não gosta nada, nada de ações como essas.

Unknown disse...

SOMOS O MAIOR CLUBE DO BRASIL E MAIOR TORCIDA DO MUNDO TEM QUE RESPEITAR!!!!!!