quarta-feira, maio 14, 2008

O Futebol Brasileiro precisa redescobrir a verdade

Ao dar uma volta pela internet, acabo de deparar-me com a seguinte notícia:

"Israel precisa redescobrir a verdade", diz Moacyr Scliar

Peres vinha de uma árdua derrota eleitoral. Scliar disse ter então perguntado ao político israelense as razões do revés e a resposta o surprendeu.

"Porque não fomos fiéis a nossas idéias", respondeu Peres, segundo o escritor.


Gostei das palavras que o Shimon Peres teria lhe dito, segundo a matéria. O autor pegou o conceito e aplicou à atual crise do Estado de Israel que tenta negar ou acabar com os palestinos que lá vivem.

Tenho a impressão que quando alguém foge das suas verdades, há que construir uma nova identidade para si. Pois, para sair do limbo de ser nada, ou se resgata o jeito de ser anterior ou se constrói um novo.

Hoje a noite vou assistir ao jogo do São Paulo vs. Fluminense pela Libertadores com uns amigos na casa de um deles.

O São Paulo tem um time, assim como a nossa Seleção, que nega a história do futebol brasileiro. O tricolor fluminense, por outro lado, tem um jogo muito mais solto e baseado na habilidade de seus jogadores. Sei que há o lugar comum, furado por Pelé, que futebol do Rio sempre foi mais espetaculoso que o Paulista implantado pela história.

O Mundial que o São Paulo ganhou neste milênio foi muito diferente dos do passado. Um time em que o craque é o goleiro não é coerente, na minha opinião, com o futebol brasileiro. O Telê Santana deve se revirar quando comparam os São Paulos dele com os desta década.

Se não se produzisse mais jogadores habilidosos aos montes por aqui, faria um mea culpa e defenderia a morte do futebol brasileiro criado por nossos Canhoteiros e Garrinchas. Apesar do Minério de Ferro, futebol é o produto brasileiro mais exportado.

Ficarei feliz com uma vitória do SPFC, o time sem um 10, mas não posso falar que estará tudo certo.

A cada vez que vejo notícias sobre craques brasileiros indo pro exterior e a economia brasileira crescendo, é como aquela cena em que o cara, de saúde perfeita, vai na balada, conhece uma puta duma gostosa, leva-a para o motel e dá aquela broxada fenomenal.

Final da Copa dos times Campeões nacionais europeus na tevê aberta brasileira é gozar com o pau dos outros. Creio que uma sociedade eunuca ou um emasculada de futebol até deve passar esse jogo, mas aqui o foco deveria ser nosso futebol.

Abraços,

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo com a idéia de que o Telê deve estar se revirando, afinal mais triste que um time cujo ídolo é o goleiro é um no qual este também costuma figurar entre os artilheiros. No mais, o problema não é vermos a final do campeonato europeu, e sim não termos uma final descente no próprio brasileiro (que nem mais final tem).
No mais, o campeonato mais interessante do ano definitivamente será a versão de sábado do Brasileiro, na qual o timão deverá roubar todo o público e a atenção dos jogos de quarta e domingo, seja devido a torcida à favor, seja devido ao olho gordo dos rivais.

Arthur Virgílio disse...

Gozar com o pau dos outros hehehe

De fato concordo com você. Deveríamos focalizar mais o esporte nacional, inclusive os meios de comunicação. E o São Paulo joga desse maneira, porque quase 100% dos jogadores já atuaram fora do País.

Allan Brito disse...

Realmente interessante a reflexão...

A falta de craques no Brasil tem obrigado os times a se transformarem mesmo...

É preciso estar atento a isso e buscar a eficiência de alguma forma...

Não é fácil, mas ultimamente o São Paulo tinha conseguido isso neh...

Parece q agora perdeu a mão, ñ sei...

Abs!