terça-feira, setembro 30, 2008

No meio do caminho tricolor haverá uma pedra?

O filho de um diretor do Agüinha* foi quem me ensinou a ser sãopaulino também. Ele tem um jeito, digamos, conservador de torcer pelo tricolor paulistano. Prefere não elogiar o time, não se empolgar com uma ou outra vitória e comemora os títulos com discrição.

Mas, leitor, não pense que ele está só nesse jeito rígido de torcer. Há amigos dele que também articularam esse torcer seco.

Dentro dessa linha de torcida não-esbanjadora, é muito comum escutá-lo metendo o pau nos times do São Paulo. Sempre há um ou outro jogador que representa esse comedimento.


O atual ícone desse jeito de torcer crítico é o Sr. Jorge Wagner.

A possível convocação do Jorge Wagner para a Seleção foi elogiada nesse meio -- Dunga estaria a ajudar o São Paulo.

Os passes errados desse jogador sãopaulino fazem a festa desses torcedores. Até quando o jogador acerta, tiram uma casquinha. O índice de aproveitamento, na medição deles, é uns 100 cruzamentos errados para cada certo.

Esse jeito árido de torcer tem suas vantagens.

Por exemplo, agora o São Paulo pegará o Todo Poderoso Ipatinga. Aquele mesmo time para quem o tricolor perdeu no primeiro turno. Quem torce de forma mais áspera não se frustra com derrotas como a do jogo de ida.

Uma crítica impensada a esse jeito de torcer exigente poderia atribuir essa linha a alguma frustração, a um jeito ranzinza de ser. Mas há que se levar em conta que quem acompanha o futebol a décadas, quem testemunhou todos os títulos de Copas do Mundo do Brasil não deve ter muita facilidade para se acostumar ao futebol jogado hoje em dia.

De qualquer forma, eu ainda tenho esperanças num hexa. Se uma convocação do Jorge Wagner render uma valorização do passe em uma venda posterior, também não fico triste.

Abraços,

* A trema não sairá daqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

No primeiro turno foi 1 a 1 no Morumbi, em bom jogo de Adeílson. Lembro-me bem.

Danilo Damasceno disse...

Olha sabe que esse jeito árido me agradou, posso usar de dupla personalidade, em um momento um torcedor apaixonado, outra solido como uma pedra.Gostei. E não é por nada não. Mas não seria ruim se o Ipatinga atrapalhasse novamente.


Pitacos do Bodaum

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

pitacosdobodaum@hotmail.com

Debate do Bodaum, passe por lá e deixe seu pitaco.

Anônimo disse...

Anonimo
Ta certo que o nivel do campeonato esta ruim, mas náo da para ser campeao.Uma vaga na libertadores merecera comemoracáo de titulo, pois para mim esse è o time mais fraco que o Sáo Paulo montou nos ultimos dez anos.

Maurício disse...

Realmente o torcedor são-paulino é mais exigente mesmo, talvez menos apaixonado, penso eu. Mas o JW é o líder em assistências do time. Com tanta bola na cabeça que ele já entregou, pode continuar errando passe à vontade.

Convido a acompanhar mais uma análise do Brasileirão no Jornalismo Esporte Clube. Já estamos com 70% do campeonato transcorrido e a disputa aumenta! Quem será o campeão? E os rebaixados?

Ainda, estou montando um bolão das Eliminatórias da Copa no site da Fifa, com um prêmio surpresa ao vencedor no final da competição! Para saber como participar, é só acessar o blog Febre Mundialista: http://febremundialista.blogspot.com

Abraços!