segunda-feira, abril 27, 2009

Depois de Abril

Em 2005, no Campeonato Brasileiro, os times de Minas Gerais não foram bem: o Cruzeiro terminou em oitavo e o Atlético foi rebaixado. Mas um amigo mineiro me dizia que assistir aos programas esportivos das emissoras locais era o mais interessante. A forma como os analistas falavam das equipes fazia parecer que se tratava da disputa do título.
De forma geral, a imprensa tenta agradar seus consumidores mais próximos. Então, inventa um mundo artificial, existente apenas na tinta das máquinas e na cabeça dos leitores.
Houve uma época em que o Cruzeiro era o grande produtor de craques. Era só o jogador disputar algumas partidas e pronto: tem que ir pra seleção! Lembram do Evanílson?
Mas isso não é uma primazia mineira. Em São Paulo, por exemplo, em caso de dúvida, a imprensa logo cogita um técnico gaúcho. O estranho é que a fama de "treinador copeiro" só vingou por aqui com Felipão em 1999. As outras Libertadores paulistas foram conquistadas por um nativo(Lula em 1962/63), um mineiro (Telê em 1992/1993) e um fluminense (Autuori em 2005).
Falando em fluminense, nenhuma imprensa é mais imaginativa na criação de "jogadores acima da média". A consequência é um grande contingente de atletas que só são "craques" nos times do Rio de Janeiro: Leonardo Moura, Juninho, Joílson, Túlio e Lúcio Flávio são exemplos de jogadores que nunca jogaram "tão bem" quanto no Maracanã. Isso sem falar em Juan, o lateral flamenguista que, pelo que se escuta, parece melhor do que Júnior, mas, pelo que se vê, lembra mais o nível de Piá e Marcos Adriano.
As recordações acima têm um propósito. É que os estaduais estão acabando e, com eles, boa parte das fábulas inventadas pelas imprensas locais. Os regionais têm a função de criar artilheiros, esquadrões, estrategistas, que nem sempre sobrevivem a uma viagem de avião.
O que reserva o futuro às estrelas de abril?

4 comentários:

Sidarta disse...

Rapaz, que bom ver o seu jeito suave de volta à marca da cal!!!

Uma das boas coisas dos Brasileirões é que sempre surge uma boa surpresa.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Sim ao futebol-arte!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Anônimo disse...

Meus Palpites;
Campeão; Inter.
Libertadores; Corinthians, Sao Paulo e Cruzeiro.
Rebaixados; Nautico, Santo André e dois grandes ( provavelmente Atletico-mg e Santos.)

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,