segunda-feira, abril 27, 2009

Depois de Abril

Em 2005, no Campeonato Brasileiro, os times de Minas Gerais não foram bem: o Cruzeiro terminou em oitavo e o Atlético foi rebaixado. Mas um amigo mineiro me dizia que assistir aos programas esportivos das emissoras locais era o mais interessante. A forma como os analistas falavam das equipes fazia parecer que se tratava da disputa do título.
De forma geral, a imprensa tenta agradar seus consumidores mais próximos. Então, inventa um mundo artificial, existente apenas na tinta das máquinas e na cabeça dos leitores.
Houve uma época em que o Cruzeiro era o grande produtor de craques. Era só o jogador disputar algumas partidas e pronto: tem que ir pra seleção! Lembram do Evanílson?
Mas isso não é uma primazia mineira. Em São Paulo, por exemplo, em caso de dúvida, a imprensa logo cogita um técnico gaúcho. O estranho é que a fama de "treinador copeiro" só vingou por aqui com Felipão em 1999. As outras Libertadores paulistas foram conquistadas por um nativo(Lula em 1962/63), um mineiro (Telê em 1992/1993) e um fluminense (Autuori em 2005).
Falando em fluminense, nenhuma imprensa é mais imaginativa na criação de "jogadores acima da média". A consequência é um grande contingente de atletas que só são "craques" nos times do Rio de Janeiro: Leonardo Moura, Juninho, Joílson, Túlio e Lúcio Flávio são exemplos de jogadores que nunca jogaram "tão bem" quanto no Maracanã. Isso sem falar em Juan, o lateral flamenguista que, pelo que se escuta, parece melhor do que Júnior, mas, pelo que se vê, lembra mais o nível de Piá e Marcos Adriano.
As recordações acima têm um propósito. É que os estaduais estão acabando e, com eles, boa parte das fábulas inventadas pelas imprensas locais. Os regionais têm a função de criar artilheiros, esquadrões, estrategistas, que nem sempre sobrevivem a uma viagem de avião.
O que reserva o futuro às estrelas de abril?

3 comentários:

Sidarta Martins disse...

Rapaz, que bom ver o seu jeito suave de volta à marca da cal!!!

Uma das boas coisas dos Brasileirões é que sempre surge uma boa surpresa.

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Sim ao futebol-arte!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Anônimo disse...

Meus Palpites;
Campeão; Inter.
Libertadores; Corinthians, Sao Paulo e Cruzeiro.
Rebaixados; Nautico, Santo André e dois grandes ( provavelmente Atletico-mg e Santos.)