sexta-feira, junho 25, 2010

Globo x Dunga - A Guerra esfriou, mas continua

É bem interessante ver as mesas redondas, os comentaristas e repórteres esportivos de todos os canais que cobrem a Copa constrangidos pelo maciço apoio que o Dunga ganhou na internet após o confronto aberto de domingo passado.

Como é natural em todo conflito, há momentos onde a luta é aberta e outros em que é disputada de modo mais dissimulado.

A Guerra Fria, que rolou do final da 2a Guerra Mundial até a queda do Muro de Berlin, foi o exemplo de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados. Nada de exércitos soviéticos contra os americanos, só através marionetes se lutava.

O grande Norberto Bobbio definiu a guerra aberta deste modo:

A Guerra merece uma consideração particular como instrumento político. Enquanto a Guerra absoluta tem como objetivo a destruição total do adversário, a Guerra limitada (a que R. Aron chama de "Guerra real") é instrumental, ligada a uma finalidade desejada. (Verbete Guerra do Dicionário de Política)

É interessante ver que a Globo pode fazer uma guerra absoluta contra o Dunga e o técnico só pode fazer uma limitada contra a emissora.

Bem, de todo modo, agora há um conflito nas entrelinhas das ações e declarações dos contendores. Há uma guerra fria rolando agora, depois da aberta de domingo.

Na terça, a Globo mandou uma matéria sobre o treino dos Portugueses aberto para a imprensa e para o público. Veja:


A matéria, após dar várias indiretas no técnico brasileiro, termina a falar que os lusitanos dão bons exemplos ao fazerem um treino aberto e tratarem com simpatia a imprensa. No contexto em que foi veiculada, foi um direto no queixo do Dunga.

O próprio Dunga, ontem, mandou outras indiretas na Globo ao liberar a visita de crianças pobres no treino da seleção e pedir desculpas só aos torcedores e não ao jornalista e nem à Globo.

Ao permitir ser fotografado com as crianças, não dá pra falar que o cara é malvado. Grande golpe na imprensa.

O cara virou a mesa e é herói para o povo que está na internet e a Globo está por baixo.

Uma hora, não tem jeito, isso iria acontecer. O campo de jogo nas comunicações de massa mudou com a internet e mudará cada vez mais na medida em que cada vez mais pessoas têm acesso à rede mundial.

A respostas aos fatos são imediatas e a estrutura da Globo não está pronta para isso e nem considerou essa possibilidade. Não há mais aquelas falas da imprensa que não tinham respostas perceptíveis do seu público. Agora o público responde de modo a ser notado e, quando não gosta do que a imprensa faz, é algo bem novo e constrangedor para os que não estavam acostumado a isso.

Muito blogues dos comentaristas dos canais de televisão falaram que Dunga teria agredido o cidadão brasileiro e que a imprensa defenderia um interesse social. Ontem, foi interessante ver um desses comentaristas, ao ser indagado sobre o pedido de desculpas do Dunga, colocou, antes de tudo, que não falava em nome dos torcedores e nem da imprensa, ele só estava a dar a sua opinião pessoal e nada mais. Na resposta, somente disse rapidamente que gostou das desculpas. O cara tava a pisar em ovos de um jeito que eles não estão acostumados.

Teve muito comentários nesses blogues que avisaram que os da televisão não falam em nome do povo brasileiro, como alguns acham que fazem.

Bem, se a Globo tiver juízo, vai mudar ou vai perder mais batalhas com outros dungas que virão em outras áreas.

Abraços,

Nenhum comentário: