quarta-feira, junho 06, 2012

Ronaldinho Mineiro

Quem acompanha este blogue sabe que sempre considerei Ronaldinho Gaúcho um jogador sobrestimado, mesmo na época de Barcelona.
Os grandes lances de Ronaldinho (aqueles que fizeram a fama de seu "jogo bonito") foram quase sempre contra rivais menores: Dunga em fim de carreira, seleção da Venezuela, times pequenos da Espanha. Quando teve que resolver, ele era mais discreto. Belletti, por exemplo, foi quem definiu a Champions. E Pato ganhou o Mundial de Clubes em 2006.
O fato de não considerar Ronaldinho Gaúcho o grande craque que antes todos viam não dá o direito de enxergar hoje nele um perna-de-pau.
O torcedor de futebol, como não pensa muito, esquece rápido. Mas Ronaldinho protagonizou a partida mais emocionante do ano passado (Flamengo 5 x 4 Santos). Além disso, realizou boas partidas e garantiu o Flamengo na Libertadores deste ano. Esses fatos servem, aliás, para dimensionar a chamada "competitividade" de nosso certame nacional.
Sem receber, deixou o Flamengo. O que é seu direito. Agora, o rubro-negro tenta desqualificar o jogador e aponta suas faltas e falhas. Assim procedendo, o Flamengo só mostra ser coerente: errou em contratar, errou em não pagar, errou em não punir.
Curiosamente, os clubes brasileiros fecharam (ou fingiram que fecharam) as portas a Ronaldinho. Tomara que esse seja um sinal de prudência financeira, pois poucos times têm um jogador da mesma qualidade para fazer sua função. As exceções são Fluminense, Santos, Grêmio e Internacional. Em São Paulo, por exemplo, caberia em qualquer time do Trio de Ferro.
Num cenário assim desenhado, Ronaldinho e o Galo arriscaram um casamento de conveniência. Se render o que rendeu no Flamengo em 2011, Ronaldinho será o melhor jogador do Galo em tempos e poderá engendrar a melhor campanha do time mineiro na era dos pontos corridos.
Sairão ganhando o Atlético, o atleta e o campeonato.

Um comentário:

Futebol ao VIVO disse...

Ronaldinho apenas procurando um lugar para se aposentar