sábado, março 31, 2007

Palmeiras: Campeão do Mundo?

Agora, a FIFA considera a Sociedade Esportiva Palmeiras campeã do Mundo.

Só, no entanto, porque a FIFA fala algo, não significa que isso não seja um baita de um papinho-furado. A conquista da Copa Rio é um fato notável, mas isso não pode ir nada além. Esse título mundial desenterrado é coisa sem pé nem cabeça.

Ou é ou não é. Ficar com essas acochambrações não colam. O Torneiro Roberto Gomes Pedrosa não é o Campeonato Brasileiro. Aquele precedera este. São competições diversas que não se confundem. Por mais que o Torneio tenha inspirado ou influenciado o Brasileirão, são como água e óleo, não se misturam.

Mesma coisa é a diferença entre um torneio disputado pelos campeões da Libertadores de América e da Copa dos Campeões europeus e a Copa Rio. Vejam os participantes desta:

Grupo de São Paulo: Palmeiras (Campeão Paulista de 1950 e do Torneio Rio-São Paulo de 1951); Juventus (Campeão Italiano da temporada 1949/50); Estrela Vermelha (Campeão Iugoslavo de 1951); e Olympique Nice (Campeão Francês da temporada 1950/51).

Grupo do Rio de Janeiro: Vasco da Gama (Campeão Carioca de 1950); Sporting (Campeão Português da temporada 1950/51); Áustria Viena (Campeão Austríaco da temporada 1949/50); e Nacional (Campeão Uruguaio de 1950).


Nada de campeões continentais! O título no Rio-São Paulo de 51 deu o direito ao Verdão estar na Copa Rio. Será que um Rio-São Paulo se equivale a um Brasileirão? Um mineiro, gaúcho ou bahiano não comprariam isso facilmente.

O fato de não ter disputado uma Libertadores é um beco sem saída. Sem jogos na altitude, na Argentina e Uruguay não dá para falar em título hemisférico. Sem que um time ganhe em nuestra América, no hay titulo mundial que se sustente.Quer dizer, a FIFA pode homologar o que quiser, mas eu sei dar o devido valor a um jogo nos Andes ou nos Pampas.


Abraços,

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é amigos, atrás desta virão outros clubes, exemplo do Santos FC, que já pleiteava junto à Fifa o reconhecimento do título da Recopa Intercontinental de 1968 para se tornar oficialmente tricampeão mundial.
Diferente da Copa Rio, o Santos disputou o torneio com campeões continentais jogando fora do Brasil. A Recopa Intercontinental de 68 foi disputada por equipes campeãs de seus respectivos continentes: Santos FC, Racing-ARG, Peñarol, Inter de Milão-ITA e Real Madrid-ESP.
O Santos enfrentou na final a Internazionale de Milão e venceu por 1 x 0 (gol de Toninho Guerreiro) em pleno estádio San Siro!...ou seja, o título veio jogando em campo do adversário, muito diferente dos "mundiais" de Palmeiras e Curintias disputados em solo brasileiro com todo apoio da massa e do calor tropical!

Anônimo disse...

Em relação aos títulos nacionais, posso até aceitar a diferença de nomenclatura dos torneios, porém, para mim a linguagem bambística mais uma vez se faz presente no texto.
O São Paulo antes da década de 70 não ganhava nada de importante...era um time medíocre que vivia a sombra dos grandes, e desconsiderar os títulos nacionais do torneio Roberto Gomes Pedrosa é querer apagar o passado pequeno do time paulista.
Fico imaginando se o Brasileirão muda-se de nome em 2008 e se torna-se Copa Brasil, pronto....zera-se tudo...inclusive os quatro títulos nacionais do SP, apaga-se da memória as honras das conquistas e segue-se em frente.
Considero sim, o Santos FC, 8 vezes campeão nacional, seja do Brasileirão ou não.

Anônimo disse...

desculpe pelos erros no português...só agora lendo o texto percebi os "-"...infelizmente a postagem não permite correção.

Bravo disse...

Orra meu...

Deixa o versão ser feliz um pouquinho... hehehehe.

Parece papo de curintiano...

Ae, só pra registrar, eu tenho o jornal da época (24/07/1951) que dizia na capa "CAMPEÃO DO MUNDO".

Nessa mesma época aí, num período de 6 mêses o Palmeiras ganhou 5 títulos... ô tempinho bão... pena que eu não era nascido pra ver...

Valeu caras, masi uma vez, parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Antes de escrever tanta aneira meu caro, informe-se um pouco mais a respeito...
Na época não existia nenhum tipo de competição nacional uma vez que os melhores e quase únicos times importantes do país estavam situados no eixo Rio-São Paulo e assim, tinha-se como grande torneio o que levava esse mesmo nome. Nessa mesma época, não existiam sequer indícios de torneios com status de mundial, foi algo pioneiro e inovador na história do futebol uma vez que apresentava grandes times de vários países, e não somente Europa e América do Sul. além de tudo, como poderia o Palmeiras disputar a Copa Toyota Libertadores nessa época se a copa somernte surgiu a partir de 1958?
Informe-se!

Sidarta Martins disse...

Raphael, mas eu não disse que havia Libertadores. A própria FIFA ainda não reconheceu o Título.

É só a minha opinião a respeito de um título mundial.

Disputar sobre fatos não é comigo. Se você não faz questão de um título continental antes de um mundial, tudo bem.

Abraços,