Assisti ao 1o jogo do Brasil na Copa América num bar freqüentado por descolados. Foi na Vila Madalena.
No bar que fui, tava cheio de gente que acha que futebol é o ópio do povo lá. Quando a Seleção do México fez gol inicial, muitos gritaram:
-- Viva Zapata!
Quando marcaram o 2o, novamente, a mesma aleivosia. Putz!
Gente moderna é ridícula. Qualquer coletividade é feita em cima dos símbolos que produzem o sentimento de unidade.
O cara da mesa ao lado, após um pró-zapata e um imediato olhar reprobatório meu, soltou:
--É melhor que a Seleção perder hoje e ficar sem o Dunga amanhã do que continuar com o encosto no comando do time.
Concordo com a tese. Mas não acho que seja adequado puxar coro durante o jogo. Tem hora pra tudo.
Acho que o ilustrado que mandou a tese certa na hora errada deve ser mais um dos intelectuais que acham que futebol é o ópio do povo. Ou seja, babaquice pura. Não existe conteúdo sem a forma adequada.
Pois, depois que a peleja foi perdida, ai sim, o debate desportivo começou. Concomitantemente, estava o nosso técnico neófito na tevê sem som só mostrando sua cara contrariada. Este era o momento apropriado para xingar toda a equipe, não só o Doni ou o Dunga.
Eu já passei pela situação de estar apaixonado por uma menina e ser incapaz de expressar eficazmente o quê sentia para ela. Conteúdo sem forma é um desastre. Torcer contra o seu time do coração durante a partida é, a meu ver, um desastre. Já tentou discutir a relação com a namorada com a cabeça quente? Dá merda.
Xingue depois do jogo. Não queira ser um anti-torcedor.
Abraços,
7 comentários:
Essa é das coisas que mais me tira do sério. Mas não acredito que mude. Existem dois paradigmas de torcedores: os anglo-saxónicos que torcem pelo seu clube mesmo que estejam a levar 10-0 e os latinos, ou de uma forma geral do hemisfério sul em que a atitude muitas vezes é essa que falas e que eu também reprovo. Já me cheguei a chatear muitas vezes durante jogos no estádio da Luz.
Abraço
Putz... mas dá uma coceira...
O Brasil não jogou nada, e todos têm o direito de reclamar (mesmo que no estilo "Torcida Independente"). Mas esse "Viva Zapata" é UNESPiano (gíria utilizada para os "moderninhos" de Bauru) demais pro meu gosto.
Eu odeio modernos...
Tou pensando em me juntar com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Zé Roberto e pedir dispensa da seleção. abrcs.
O Brasil foi ridiculo!aBRAÇO
Essas pessoas citadas são pseudo-torcedores. Mas, que ontem a seleção foi um vexame, ah isso foi.
Obrigada. Que bom que gostou
Ainda não voltei com força total por motivos pessoais, mas seja bem-vindo. Sempre haverá algo sobre futebol por lá. Paixão é paixão, né!?
Postar um comentário