quarta-feira, julho 04, 2007

O Dunga quer ser um Parreira elevado ao quadrado

Putz, broxante o título da matéria que tratou da entrevista que o nosso querido anão retranqueiro deu após o jogo. Veja:

Dunga sai em defesa dos volantes na seleção brasileira (Estadão – 03/07/07)

Reproduzo a fala do técnico:

-- Veja como o futebol é engraçado. Contra o México [na estréia do Brasil na Copa América] estávamos com dois volantes e perdemos sem fazer gol [0 a 2]. Na última partida [3 a 0 sobre o Chile, no domingo], com três volantes em campo, a seleção fez dois gols no segundo tempo. Não há uma fórmula exata

Gilberto Silva, Mineiro, Josué e Júlio Baptista são dignos de ocupar as posições que Zico, Pelé, Gerson, Sócrates, Falcão... jogaram?

Não há, acho, mais muito espaço para jornalismo que se pretenda só informativo, imparcial. Gostei da tomada de posição do repórter:

O treinador também foi enfático ao relacionar os três gols de Robinho na vitória sobre o Chile à presença dos volantes na seleção. Mas não explicou qual teria sido a importância da participação deles no gol em que Robinho recebe a bola ainda na intermediária, dribla dois adversários e chuta rasteiro, com precisão.

Mas penúltima do retranqueiro foi a melhor:

-- O Mineiro, por exemplo, se apresenta muito ao ataque, ele foi [contra o Chile] diversas vezes à ponta direita, à ponta esquerda, entrou na área.

Pois, é agora o Mineiro é um meia titular da seleção brasileira. O jogador que garantiu o título mundial do São Paulo só se destacou porque vem de trás. É um elemento surpresa. Coisa bem diferente de incumbí-lo da função tática de levar a bola para o ataque. Será que o Milan trocaria o Kaká pelo Mineiro? Não precisa ser o Kaká, pode ser qualquer outro meia ofensivo que tenha capacidade armar jogadas. O Alex tá esquecido lá na Turquia, o Danilo acabou de ganhar um título Mundial e, quem sabe, até o Diego, que está na Seleção, servem melhor.

A última fala é coisa de quem não assiste às partidas da Copa América:

-- Enquanto alguns se modernizam, nós ficamos naquela de que volante é volante. Não é bem assim. Todo mundo tem que se movimentar, atacar, defender em bloco.

O Riquelme, que joga de um jeito bem diferente, acabou de ser Campeão da Libertadores. Lá no Grêmio todo mundo tentava jogar do jeito que o Dunga queria e não conseguiram resistir ao talento. Espero que a história – Riquelme Campeón – não se repita.

Afinal, talento é a marca do jogador brasileiro, organização tática é importante e tals. Mas quatro volantes é muito além da conta. Se é pra fazer com que o nosso futebol fique igual ao italiano, que chamem um técnico de lá. O Dunga só tem ascendência italiana, não é um original.

Abraços,

7 comentários:

Anônimo disse...

Sidarta e o pior não é nem isso, o pior é que além de ter convocado mal ele não sabe escolher os menos piores para escalar como titulares!Eta Dunga seu prazo de validade esta acabando!Abraço Sidarta

Anônimo disse...

Além do excesso de volantes, Dunga peca por não saber aproveitar melhor o material humano que tem em mãos.

Arthur Virgílio disse...

O Fabio Capello está desempregado. Só não contem com a volta do Ronaldo, se a CBF acertar com o italiano e provavelmente pode diexar Robinho no banco.

Fernando Amaral disse...

Esquece o Dunga, velho... Esquece... não vale a pena, mesmo.

Jefferson Nogueira disse...

O Dunga é patético. Jogadores como Ronaldo ainda podem jogar pela seleção. Quer montar um time defensivo. Pessoas como ele e o Parreira foram um dos fatores que causaram essa péssima reformulação no jeito de jogar dos brasileiros, nos últimos tempos.Abraço

Anônimo disse...

Você está cada vez melhor nas montagens

Anônimo disse...

Meu amigo, agora o bicho pega: Brasil x Argentina é jogo de sair faisca.

Amanhã será o jantar do Catanduvense para apresentação dos novos uniformes. Assim que estiverem a venda, a tua será enviada, ok?!

Abraços e até.