terça-feira, maio 20, 2008

Fluminense - Campeão Mundial?

Acabo de dar uma passeada pelo orkut. Queria ver o que pensam os torcedores do Fluminense. Não achei muita coisa, só os membros das comunidades têm acesso aos fóruns de debate na maioria delas.

Contudo, achei a interessante comunidade orkutiana Fluminense - Campeão Mundial. A apresentação dela diz tudo:

Essa comunidade é dedicada a nossa maior conquista que em breve será reconhecida pela FIFA e vamos lutar para isso.

A Copa Rio de 1952 foi um torneio mundial que reunia as maiores potências do futebol da epóca e o Fluminense foi o campeão.


Clube participantes : C. Corinthians Paulista, Clube Libertad de Assunção, F. K. Áustria de Viena e o F. C.Saarebrucken da Alemanha, Fluminense Football Club, C. A. Peñarol de Montevidéu, Sporting Club de Lisboa e o Grasshopper Klub da Suiça.

É interessante notar, logo de cara, que o Flu ganhou um torneio que não contou com os Campeões dos Campeonatos Inglês, Espanhol, Francês ou do Italiano.

A Copa dos Campeões começou em 1955. Não havia um campeão europeu em 1952. Ou seja, havia mais motivos para jogar-se contra os campeões dos grandes centros do futebol para que se possa atribuir um título mundial a algum time.

Contudo, para além da falta de conteúdo daquela competição, esta estória é repetição de um mesmo papo-furado que o Palmeiras já tentou. Falta até criatividade na onda.

Para estar no sítio da Fifa como Campeão Mundial, é preciso enfrentar uma Libertadores pelo menos. Fora disso, só há especulação futebolística.

Abraços,

10 comentários:

Anônimo disse...

história da vida do fluminense: surfar em onda alheia.
dos quatro grandes do rio, é o que tem menos "peso", menos brilho.

daí essa palhaçada.

essas coisas acontecem porque o time precisa definir uma identidade própria (não é nem "de massa", nem "supercampeão", nem "azarado", nem "de imigrantes", nem tem nenhuma geração mítica à qual fazer referência)... não podem lançar mão do argumento da tradição - mais antigo blabla - porque isso traz junto toda a coisa de "clube de elite", esnobe etc. então inventam

Leonardo Serafim disse...

Não necessariamente. O Corinthians consta como campeao mundial no site da fifa, sem ter ganho a libertadores. Mas esse titulo do flu é uma piada.

marcio cenzi disse...

essa onda de inventar títulos é coisa de time que fica muito tempo sem ganhar algo.
veja o caso do flamengo, por que só quinze anos depois foi pleitear eventuais direitos a um pentacampeonato?
o palmeiras só descobriu o campeonato de 51 depois de o corinthians ganhar o torneio de 2000?

Paulo Santos disse...

É Sidarta, faz-me lembrar qualquer coisa essa conversa dos torcedores do Flu. Por cá também há tentativas idênticas...

Mas uma coisa devo dizer, tenho gostado de ver o Fluminenese jogar.
Gosto bastante dos dois laterais (Gabriel e Júnior) e sobretudo do Arouca! Por cá fala-se muito no Thiago Neves, mas esse nem é dos que mais tenho apreciado.

Ah, e o argentino Dário Comca também é bom.


Abraço

Anônimo disse...

Triste ver um blog desperdiçado por uma mentalidade tão arcaica e acima de tudo uma balança com diferencial, pesando mais para onde o lado emocional do torcedor dono do blog...

em 1952 o fluminense foi campeão mundial sim legítimo pois era o tipo de torneio mundial realizável na época...

sobre o amiguinho ai em cima
os campeões da argentina, e itália se retiraram, respectivamente racing e juventus.

o flu sagrou-se vitorioso sobre times da
áustria
alemanha
uruguai
paraguai
argentina
itália
portugal
suíça
e o corinthians

meu amigo
o flamengo foi campeão mundial em um torneio organizado pela conmebol (não pela fifa)
onde o dono é uma empresa japonesa (toyota).
jogou apenas com um tima da europa o liverpool...

se quer saber mais (acho que é meio burrinho e não vai ler tudo)
entra ai e ve a grandiosidade da copa rio na época
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1951

e pra finalizar a competição foi totalmente acompanhada pela fifa


adeus
espero ter ajudado no seu blog

www.olheeveja.blogspot.com

Anônimo disse...

O blog de um tricolor bem bacana. Vale conferir!
flucampeao.blogspot.com

Anônimo disse...

o flu e o MELHOR time do mundo. Ja o flamengo time podre eca time horrivel Millena 100% flusão. sou flu com muito orgulho. flu na terra e DEUS no ceu........ TE AMO FLU Ñ TE ABANDONAREI JAMAIS... ASS:Millena 100% FLUSÃO.

André disse...

Com o devido respeito, a frase “reunia as maiores potências do futebol da epóca" é o absurdo do absurdo.
A competição NÃO foi considerada à época um Mundial de Clubes, Copa do Mundo de Clubes , Intercontinental nem nada que o valha. Com curiosidade sobre o assunto, li diversas matérias da própria época no News Archive do JB (é só colocar no Google) sobre a competição e em nenhuma matéria a competição recebia tal tratamento de Mundial. De forma a fazer um contraste, li as matérias do JB à época sobre as Copas do Mundo de 1950 e 1954 (as mais próximas das Copas Rio) e sobre os títulos intercontinentais dos Santos em 1962-63, do Flamengo em 1981 e do vice do Cruzeiro em 1976 (nestes casos, o Jornal do Brasil foi taxativo: as Copas do Mundo eram tratadas como “Campeonato Mundial de Futebol” e a Copa Intercontinental tratada como Mundial Interclubes).
As Copas Rio/Rivadavia foram criadas para serem um importante torneio internacional amistoso tradicional em uma cidade, de forma congênera a Ramon de Carranza, Teresa Herrera, Torneio de Paris, Pequena Taça do Mundo, etc. A “mundialização” das Copas Rio surgiu apenas em 2000, 50 anos depois, na esteira da dor-de-cotovelo palmeirense pelo fato do Corinthians ter ganhado um Mundial que o Palmeiras deveria ter jogado e não jogou.
A competição reunia alguns dos importantes campeões da Europa e América do Sul, mas daí a dizer que “reunia as maiores potências do futebol da epóca" , vai uma distância enorme. Não estavam na competição os campeões de Argentina, Itália, Espanha, Inglaterra e Holanda; aliás, nunca nenhum time espanhol ou italiano disse não à Copa Intercontinental ou ao Mundial FIFA, e a desistência do Milan em jogar a Copa Rio de 1951, do Juventus em jogar a de 1952, e do Real Madrid em jogar a Rivadavia de 1953 corrobora que tais competições não eram vistas à época como Mundial ou Intercontinental legítimo.
Se a Copa Rio tivesse sido mesmo um legítimo Mundial, o mundo não teria se esquecido dela por 50 anos- muito menos a FIFA, presidida de 1974 a 1998 por um torcedor do Flu (João Havelange).
A título de exemplo, pesquisei na Internet, e encontrei um site com relato relativamente longo e detalhado sobre a história do Sporting Lisboa, o maior “frequentador” da Copa Rio, tendo sido o único time a ter participado das 2 e da Copa Rivadavia, do que se poderia concluir ter sido este o europeu que “mais valorizou” as Copas Rio e Rivadavia. O site é: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hist%C3%B3ria_e_Factos_Relevantes . Como se observa na parte do texto referente às viagens do Sporting ao Brasil em 1951-52-1953, o “maior frequentador” das Copas Rio considera amistosos em Pernambuco e a conderação da Ordem do Cruzeiro do Sul como sendo mais merecedores de nota que as Copas Rio, fato que, novamente, dificilmente ajuda a concluir que estas competições foram Mundiais ou Intercontinentais de Clubes

André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse...

Outro argumento falso que frequentemente vejo em sites tricolores/palmeirenses é: “Copas Toyota, Intercontinental e Rio estão na mesma situação, não tendo reconhecimento oficial como mundial”. Isso é mais uma mentira que Wikipedia e alguns sites tricolores e palmeirenses contam. As Toyota/Intercontinental foram reconhecidas pela FIFA como precursoras do seu Mundial de Clubes; não foram oficializadas pela FIFA, mas sempre foram oficiais por UEFA e Conmebol e agora foram sim reconhecidas pela FIFA como precursoras do seu Mundial . É só ver o “FIFA Club World Cup 2011 Post Event Statistical Kit” no site da FIFA. Igualar a situação da Toyota/Intercontinental à da Copa Rio, não citada nas estatísticas da FIFA sobre Mundiais, é absurdo. Outra informação constante na Wikipedia e alguns sites sobre Copa Rio é que “a FIFA voltou atrás no reconhecimento por medo de uma enxurrada de pedidos de reconhecimento” . Outra mentira. Tendo reconhecido Toyota/Intercontinental , o reconhecimento da FIFA à Copa Rio de 1951 faria com que houvesse meros 8 anos (1952-1959) sem Mundiais ou Intercontinentais reconhecidos, fora o fato que o Real Madrid foi campeão europeu em 1956-57-58-59 e assim a presença do Real (ou do vice europeu) seria fundamental em qualquer Mundial ou Intercontinental válido em 1956-57-58-59; assim, o rol de competições “mundializáveis” seria pequeno para justificar o “medo da FIFA a uma enxurrada de pedidos”. E mesmo que houvesse essa “enxurrada” de pedidos, a FIFA poderia simplesmente dizer não ou engavetá-los.
Enfim, está bem claro que as competições dos anos 50 (Copas Rio, Rivadavia, Pequena Taça, etc) não foram Mundiais ou Intercontinentais válidos. Se Palmeiras e Fluminense insistirem nessa, apenas vão receber da FIFA a mesma banana que o Palmeiras já recebeu uma vez. Aliás, muito justa banana em ambos os casos.