quarta-feira, junho 08, 2011

As costas largas de Ronaldo

Mais uma vez o amadorismo da CBF esteve presente.
Ronaldo havia dito há tempos que este seria seu último ano em campo. Ou seja, uma possível homenagem poderia ser planejada a contento.
Poderia ter sido, pelo menos, como a festa de Romário - em que o próprio Ronaldo participou deixando uma mensagem no telão e em que houve uma homenagem feita pelos e para os jogadores do tetracampeonato.
O único jogador do penta presente, além do homenageado, era Lúcio, em campo. Poderiam estar do lado de fora para saudá-lo: Felipão, Cafu, Rivaldo, Marcos, Rogério, Denílson, só para citar os que moram em São Paulo.
Mas o que se viu foi uma festa muito menor do que deveria ser, uma festa para preencher o intervalo da Globo e desviar o foco da incompetência dos organizadores da Copa e das denúncias sofridas por Ricardo Teixeira.
Mais uma vez, Ronaldo salvou os seus.
A antecipação da aposentadoria foi providencial para o Corinthians, pois tirou o foco da desastrosa participação do time na Libertadores deste ano.
Seu retorno da aposentadoria para a partida de despedida cumpriu um de seus desígnios: acalmar o já famoso descontentamento da torcida paulista com a Seleção. A plateia do Pacaembu não perdoaria mais uma atuação medíocre do escrete de Mano, se não houvesse a efeméride. O adeus de Ronaldo propiciou 45 minutos de sossego para a comissão técnica e a visibilidade necessária aos patrocinadores da seleção.
Mas, quando Ronaldo deixou o gramado, uma questão se apresentou: quem segurará os problemas agora?
Sim, porque mais importante do que sua participação no Mundial de 2002, em que brilhou ao lado de Rivaldo e conquistou o título, foi o papel do Fenômeno nos fracassos. Em 1998 e 2006, a ele foi creditada a culpa pelo fracasso. E ele a tomou para si. Em sua conta, ficaram o resultado do despreparo de Zagallo ante a "novidade Zidane" e da preparação de Weggis.
Já escrevemos aqui sobre o papel semelhante que ele desempenhou no Corinthians este ano, sendo responsabilizado por um erro que não era dele. Atenta para a necessidade de jogar para a torcida, a cúpula corinthiana já pensa em usar Ronaldo como exibição em alguns jogos. Parece que ele não está muito disposto.
Podendo exibir agora sua barriga sem culpa, quererá ele aposentar suas costas largas?

Nenhum comentário: