segunda-feira, maio 12, 2008

Os torcedores de Valdívia e Obina pelo Brasil

Acho que a melhor época para ser medido o tamanho de uma torcida pela internet é quando o seu time ganha um título. Em época de vacas magras, tem-se só o líquido. Mas aquele cara que até tem uma camisa do seu time no fundo da gaveta e nem sabe direito o hino só mostra a cara quando o time ganha campeonato.

Assim, após as finais dos campeonatos paulista e carioca, hoje este blogue faz a medição do tamanho das torcidas do Palmeiras e do Flamengo no modo bruto. Afinal, mesmo aquele cara que é um torcedor relapso também tem o seu valor. Pois, se ele nem assiste aos jogos, mas dá uma zoadinha com o amigo que torce para o rival, já faz muito bem a sua parte.


Para medir, utilizei o Google Trends. Mais uma das inúmeras ferramentas desse ser que tenho algum receio que vire um Grande Irmão ou um Leviatã.

Bem, chega de papo furado, segue o resultado:



Agora, por Estados:



Por Cidades:



É claro que o PIB díspar deve ser considerado. Mais ou menos 30% da nossas riquezas estão em São Paulo e 10% no Rio. Ou seja, é necessário defletir os números na razão inversa do peso relativo no produto interno bruto. Pois, todo torcedor tem de ser considerado.

Mas, ao ver o detalhe das Cidades, fica claro que há mais palmeirenses no Rio do que flamenguistas aqui em São Paulo em números relativos. O povo carioca sempre foi cabeça mais aberta que o paulistano e mantém sua história de cidade aberta ao novo.

Abraços,

7 comentários:

Maurício Vargas disse...

Confesso que não entendi os dados haha. Como o Google analisa essas tendências?

Sujeito Oculto disse...

Sidarta, tudo depende dos elementos que você utiliza para mensurar. O Obina é menos relevante do que o Valdívia? E se procurarmos por Joel Santana e Vanderlei Luxemburgo? Tudo depende, também, do momento que os clubes estão vivendo. Mas é uma pesquisa interessante.

carlos pizzatto disse...

Esse post é uma alfinatada na rivalidade carioca-paulistana, hein!

Hehe.

Sidarta disse...

O Obina e o Valdívia estiveram sempre vinculados aos seus atuais clubes no cenário brasileiro. O Luxa e o Joel já rodaram muito e não dá para medir pelo Google Trends.

pedro disse...

que viva o google
mas enquanto rubro-negro arretado eu só objeto que:
a) apesar dos gols decisivos, o auge do obina ja passou. no estadual, pelo menos, o tardelli e o joel acabaram dividindo um pouco das glórias do maior atacante que a bahia já produziu. até porque, até as finais, o obina nao tinha jogado absolutamente nada
b) o valdivia é jogador universal. o obina só tem apelo para os rubro-negros...ele é a piada que sobreviveu ao timing típico das piadas. já o valdivia sabe jogar bola de fato e tem aquela coisa da molecagem que agrada todo mundo

aliás, obrigadão pela força com o nosso blog! e valeu mesmo pelos comentários. eu curto muito o de voces!

abraçao!

Carlão Azul disse...

Boa comparação entre os dois, claro que sou muito mais vezes Valdívia...


Abração Sidarta

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Leia sobre o Rankink VIP do Fut. Brasileiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,