segunda-feira, maio 12, 2008

Os torcedores de Valdívia e Obina pelo Brasil

Acho que a melhor época para ser medido o tamanho de uma torcida pela internet é quando o seu time ganha um título. Em época de vacas magras, tem-se só o líquido. Mas aquele cara que até tem uma camisa do seu time no fundo da gaveta e nem sabe direito o hino só mostra a cara quando o time ganha campeonato.

Assim, após as finais dos campeonatos paulista e carioca, hoje este blogue faz a medição do tamanho das torcidas do Palmeiras e do Flamengo no modo bruto. Afinal, mesmo aquele cara que é um torcedor relapso também tem o seu valor. Pois, se ele nem assiste aos jogos, mas dá uma zoadinha com o amigo que torce para o rival, já faz muito bem a sua parte.


Para medir, utilizei o Google Trends. Mais uma das inúmeras ferramentas desse ser que tenho algum receio que vire um Grande Irmão ou um Leviatã.

Bem, chega de papo furado, segue o resultado:



Agora, por Estados:



Por Cidades:



É claro que o PIB díspar deve ser considerado. Mais ou menos 30% da nossas riquezas estão em São Paulo e 10% no Rio. Ou seja, é necessário defletir os números na razão inversa do peso relativo no produto interno bruto. Pois, todo torcedor tem de ser considerado.

Mas, ao ver o detalhe das Cidades, fica claro que há mais palmeirenses no Rio do que flamenguistas aqui em São Paulo em números relativos. O povo carioca sempre foi cabeça mais aberta que o paulistano e mantém sua história de cidade aberta ao novo.

Abraços,

6 comentários:

Maurício disse...

Confesso que não entendi os dados haha. Como o Google analisa essas tendências?

Sujeito Oculto disse...

Sidarta, tudo depende dos elementos que você utiliza para mensurar. O Obina é menos relevante do que o Valdívia? E se procurarmos por Joel Santana e Vanderlei Luxemburgo? Tudo depende, também, do momento que os clubes estão vivendo. Mas é uma pesquisa interessante.

Anônimo disse...

Esse post é uma alfinatada na rivalidade carioca-paulistana, hein!

Hehe.

Sidarta Martins disse...

O Obina e o Valdívia estiveram sempre vinculados aos seus atuais clubes no cenário brasileiro. O Luxa e o Joel já rodaram muito e não dá para medir pelo Google Trends.

Anônimo disse...

que viva o google
mas enquanto rubro-negro arretado eu só objeto que:
a) apesar dos gols decisivos, o auge do obina ja passou. no estadual, pelo menos, o tardelli e o joel acabaram dividindo um pouco das glórias do maior atacante que a bahia já produziu. até porque, até as finais, o obina nao tinha jogado absolutamente nada
b) o valdivia é jogador universal. o obina só tem apelo para os rubro-negros...ele é a piada que sobreviveu ao timing típico das piadas. já o valdivia sabe jogar bola de fato e tem aquela coisa da molecagem que agrada todo mundo

aliás, obrigadão pela força com o nosso blog! e valeu mesmo pelos comentários. eu curto muito o de voces!

abraçao!

Zêro Blue disse...

Boa comparação entre os dois, claro que sou muito mais vezes Valdívia...


Abração Sidarta

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Leia sobre o Rankink VIP do Fut. Brasileiro
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE