segunda-feira, junho 09, 2008

Mais profissionalismo, menos cachaça

Caio Júnior parece que entendeu o que precisa ser feito no time do Flamengo. Ao resgatar jogadores como Maxi e Jônatas, deu dinamismo ao time e, como disse Marcinho, deixou os jogadores mais soltos em campo.

Joel tinha o estilo mais paizão. Aquele pai bonachão que toma umas e vai brincar com as crianças. Não que seja um pai ruim, mas não dá para levar a sério tudo o que ele fala. Sem ingratidão nem nada e, obviamente, descontando o papelão que ele fez em sua despedida, foi bom tê-lo no time.

Mas Caio, cujo nome real é Luiz Carlos Saroli, é mais professor. Como o Zico costuma falar do Telê, aquele que manda acertar os vinte chutes, ensina os fundamentos, treina a parte tática e o posicionamento dos jogadores.

A goleada a que assistimos no sábado há muito não se via: um time redondo, coordenado, com cada um em seu lugar, envolvente. O resultado? Cinco gols, liderança do campeonato e artilharia para o Marcinho. Há quanto tempo não chegamos perto disso?

Se o time não tivesse tomado tanto Prosecco, talvez fôssemos nós disputando a final da Libertadores. Mas nossa realidade agora é o Brasileirão e, se continuarmos assim, o campeonato pode vir. E será muito bem-vindo após um jejum de dezesseis anos.

4 comentários:

Sidarta Martins disse...

O Flamengo é um atalho para a Seleção... Se o time for campeão e o Dunga continuar uma merda, o nome Caio Jr. será especulado para o cargo mais importante do Brasil.

Sujeito Oculto disse...

Já é um avanço. Outrora, o Flamengo era um atalho para o ostracismo.

Arthur Virgílio disse...

O Flamengo se não perder muitos jogadores com a abertura da janela européia é grande candidato. E venho dizendo isso, desde antes do campeonato.

Um outro fator positivo do "Harry Potter" em relação ao Joel Santana é que o Flamengo hoje é mais ofensivo. Com dois atacantes e Marcinho jogando na sua posição de origem que é de meia.

Anônimo disse...

assino embaixo
entre mortos e feridos, foi ótimo o joel sair. ele conseguiu motivar o time e armar um esquema para não perder; com os mil jogos em casa, acabou indo muito mais longe do que todo mundo esperava.

outro dia eu li que o caio jr comandou o primeiro treino tático do ANO no flamengo. acho que isso já diz tudo.

e outra coisa boa dele: o joel precisou muito se apoiar numa meia dúzia de "eleitos". imagino que deva ter sido dificil ganhar a confiança e motivar o time, então dá para entender porque ele elevou toró, jaílton etc à posição de titulares absolutos. mas é muito bom que com o caio não seja assim.

estou levando fé no flamengo para fazer uma campanha bonita. libertadores no ano que vem já seria excepcional. dá para vencer, mas isso vai depender da janela européia... eu não acho que o flamengo vá perder ninguém importante (talvez o ibson, mas levo fé que ele fica e, mesmo assim, dá para segurar com o jonatas e o kleberson).

o time não tem nenhuma jovem promessa - o renato augusto andou tão machucado que duvido que alguém queira pagar alto por ele. e se pagar, que leve.

enfim, a coisa parece azeitada e indo na direção certa. acho esse início de brasileirão fundamental: muitos times vão se reforçar bem na janela (e esse é o perigo), mas o flamengo pode construir já um bom número de pontos agora.

por isso é até bom enfrentar logo santos, gremio, fluminense e são paulo. já tiram quatro jogos do caminho - e com ótimo retrospecto. porque eu não tenho dúvida de que esses times vão acabar melhorando.

abraçao